Primeira volta do censo de aves comuns (CAC) – ilha Terceira

O Censo de Aves Comuns (CAC) é um programa de monitorização a longo prazo de aves comuns nidificantes e seus habitats, em Portugal. Foi lançado pela SPEA, em 2004, no Continente e na Madeira, tendo iniciado nos Açores em 2007. Por exemplo o Índice de Aves Comuns é utilizado como Indicador da Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável e o Índice de Aves Comuns de Zonas Agrícolas é utilizado como indicador do Programa de Desenvolvimento Rural. Em conjunto com dados de programas similares noutros países da Europa, os dados estão a produzir indicadores para medir o progresso relativamente às metas estabelecidas pela Convenção sobre Diversidade Biológica e pela União Europeia de travar o declínio da biodiversidade. Uma vez que as políticas ambientais afetam a gestão e utilização do território, a criação de um “Índice de Aves Comuns” em Portugal, por tipo de habitat (agrícola, florestal, etc.), constitui uma ferramenta importante para medir a sustentabilidade das próprias decisões políticas ao longo do tempo. Já foram dados os primeiros (e importantes) passos neste sentido, uma vez que o Índice de Aves Comuns (IAC), que é fornecido pelo CAC, está incluído na Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável 2005-2015, como um dos indicadores de Biodiversidade.

Para além disso, o Índice de Aves Comuns de Zonas Agrícolas (IACZA) foi também incluído no Plano Estratégico Nacional para o Desenvolvimento Rural 2007-2013. Como consequência deste reconhecimento, os Indicadores IAC e IACZA estão já a ser utilizados regularmente por entidades oficiais em Portugal, nomeadamente pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e pelo Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (MADRP). A importância do Censo de Aves Comuns não se restringe ao contexto nacional, uma vez que está integrado no Esquema Pan-Europeu de monitorização de aves comuns (PECBMS), coordenado pela Birdlife International e pelo European Bird Census Council (EBCC). Este facto significa que os dados do CAC, obtidos em Portugal, estão também a contribuir anualmente para o indicador de aves selvagens da União Europeia. O Censo de Aves Comuns funciona numa base de participação voluntária de colaboradores de campo. Cada observador fica responsável por uma ou duas quadrículas UTM de 10×10 km, onde se pretende que assegure anualmente a realização de censos de aves, de forma a permitir uma monitorização continuada das aves e seus habitats.

A Associação Os Montanheiros participaram nos CAC com a ajuda de dois colaboradores, que no passado dia 1 Maio fizeram a primeira saída de campo. Estes ficaram responsáveis pela quadrícula UTM MH88 que engloba parte da bacia leiteira dos Cinco Picos, Zona Industrial, Cabrito e Terra Brava. O percurso traçado previamente, obedecendo à metodologia, abrangeu diferentes habitats: zonas de pastagem, zonas humanizadas, bosques e matos. Nas primeiras horas do dia foram avistadas várias espécies, nomeadamente: Larus michaellis atlantis (gaivota de patas amarelas) Passer domesticus (pardal) Columba palumbus azorica (pombo torcaz) Frigilla coelebs moreletti (tentilhão) Turdus merula azorensis (melro preto) Serinus canaria (canário da terra) Erithacus rubecula (pisco de peito ruivo) Motocilla cinerea pariciae (alvéola cinzenta) Buteo buteo rothschildi (milhafre) Gallinago galiinago (narceja comum) Regulus regulus (estrelinha de poupa) Daqui a 4 semanas a Associação Os Montanheiros estará novamente no campo a fazer o segundo registo anual para o CAC. Se possui alguns conhecimentos de identificação de aves, mas principalmente se tem vontade de participar neste projeto, junte-se à SPEA! A sua contribuição é fundamental! Quem estiver interessado em colaborar no Censo de Aves Comuns deve contactar o Coordenador Regional da área onde pretende realizar o trabalho de campo. Para mais informações visite: www.spea.pt (As espécies e nomes comuns foram consultadas em “Observação de Aves dos Açores” – Pedro Rodrigues e Gerbrand Michielsen