No próximo sábado venha plantar uma árvore connosco

No próximo sábado, dia 22 de novembro, pelas 14:00 horas, numa iniciativa da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, operacionalizada pelo Serviço Florestal da Terceira, em colaboração com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Associação Os Montanheiros e Parque Natural da Ilha Terceira vai ocorrer uma plantação de árvores endémicas, precedida de uma apresentação sobre os trabalhos de renaturalização em curso nesta zona. Estão convidados todos aqueles que se quiserem voluntariar para participar neste projeto.

Tal como é referido pela entidade organizadora:

“A iniciativa Plantar Portugal, que visa fundamentalmente promover a valorização das florestas portuguesas e sensibilizar e unir a sociedade portuguesa em torno da importância destes ecossistemas para o nosso bem comum e para o desenvolvimento sustentado das sociedades contemporâneas, é assinalada na Região pelo Governo dos Açores no próximo dia 22, pelas 14h00, com uma ação de sensibilização e arborização de uma parcela do Perímetro Florestal da Terceira, na Lagoa do Negro.
Esta ação de plantação irá decorrer numa área integrada no projeto de Renaturalização e Valorização do Núcleo Florestal da Lagoa do Negro, iniciado em 2010, através de protocolo entre a Direção Regional dos Recursos Florestais e a Fundação Gaspar Frutuoso, através do Gabinete de Investigação Vegetal e Aplicada (GEVA), da Universidade dos Açores.
Esta ação está aberta a todos os que se quiserem associar à iniciativa que prevê uma apresentação, nas instalações do centro de acolhimento da Gruta de Natal, dos trabalhos desenvolvidos e dos resultados da renaturalização e recuperação desta ampla área de turfeira. Segue-se a plantação de uma parcela com plantas das espécies Juniperus brevifolia (cedro do mato),  IIex azorica (azevinho), Prunnus azorica (ginjeira brava), Laurus azorica (louro) e Viburnum treleasei (folhado espécies), emblemáticas da nossa floresta nativa.
Além dos objetivos genéricos da iniciativa Plantar Portugal, pretende-se ainda motivar os presentes para a valorização das nossas florestas naturais e do papel estruturante que as espécies florestais nativas desempenham atualmente na florestal regional.
Fruto do esforço de modernização, investigação e experimentação desenvolvido pela Direção Regional dos Recursos Florestais ao nível do processamento de sementes e produção de plantas de espécies autóctones e endémicas, estas podem hoje ser consideradas em pleno nos planos de florestação e de renaturalização, com vantagens económicas consideráveis e benefícios diretos para o ordenamento do espaço florestal.”


 
Venha plantar connosco e aprender mais sobre os nossos ecossistemas naturais!

Associação Os Montanheiros