Palestra: “escalada desportiva competitiva em Portugal – passado, presente e futuro”

Terá lugar na Sede da Associação Os Montanheiros no dia 15 março, pelas 20:30h uma palestra sobre “Escalada Desportiva Competitiva em Portugal – Passado, presente e futuro“. O palestrante será  José Pedro Lopes (Licenciado em Educação Física pelo ISEF de Lisboa; Juiz Árbitro de Escalada de Competição – Benasque 1999; Membro dos Quadros ADA Desnível – Cascais; Membro dos Quadros da FPME). Esta sessão é organizada pelo CDM – Clube Desportivo Montanheiros e conta com o apoio da Associação Os Montanheiros.

Nas últimas décadas a escalada desportiva competitiva tem evoluído consideravelmente.

Em 1985, em Itália, foi realizado o primeiro campeonato mundial, enquanto ali ao lado, em França, em 1984 se duvidava em assumir esta nova vertente da Escalada e em 1987 ainda se discutiam os futuros regulamentos da “futura modalidade”.

Em 1992 nas Olimpíadas de Barcelona, finalmente veio a consagração do desporto, quando foi praticado como demonstração e nesse mesmo ano em Portugal (e apesar de ainda caminharmos distantes das realidades Europeias), na Escalada quase que acertámos o passo, pois a Competição realizada no Dramático de Cascais inicia este novo desafio a atletas e organizadores, que durante a década de 90 foi liderado pelo INATEL.

No início do século XXI já se juntavam 40 atletas seniores provenientes de nove clubes de todo o país numa competição novamente em Cascais – Parque de Palmela 2001, assumindo agora a liderança a Escola Nacional de Montanhismo da FPC que em 1999 enviou um grupo de escaladores a Benasque que se formaram como equipadores e juízes.

Nos anos seguintes no norte e também nos Açores vão sendo construídas mais EAE’s (Estruturas Artificiais de Escalada) em pavilhões desportivos e escolas, donde virão a emergir Clubes e Núcleos de praticantes assim como algumas competições.

A partir de 2005 a liderança do processo de competições da ESCALADA DESPORTVA COMPETITIVA em Portugal é assumido pela recém criada Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada.

Em 2007 é finalmente criada a IFSC – International Federation of Sport Climbing, ganhando a modalidade, desta forma, uma estrutura fundamental, para o desenvolvimento competitivo futuro, da modalidade.

Recentemente, a escalada foi escolhida como modalidade adicional, para os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020 e sem dúvida que isto muda tudo. Espera-se um aumento exponencial não só do número de praticantes mas da quantidade e qualidade das estruturas para a prática, estando a sua promoção assegurada.

Em Outubro próximo, realiza-se pela primeira vez nos Açores, na ilha Terceira, uma competição de âmbito nacional, do Circuito FPME de Escalada de Bloco, e este é sem dúvida um momento histórico para a escalada açoriana e nacional e para os seus praticantes e adeptos.

Em contraponto com o fenómeno social dos anos 40/50 em que os urbanos procuraram o ar livre e a Montanha agora a ESCALADA chegou à Cidade e invade as Escolas, os Ginásios e até os Parques Infantis.

Com esta Palestra, pretendemos dar a conhecer ao público em geral, a modalidade deste ponto de vista desportivo competitivo, mostrando o jogo tal como ele é, as suas regras e o “campo de batalha”, os participantes, e os restantes intervenientes, efetuando um enquadramento histórico internacional, nacional e regional, não podendo deixar de debater a problemática que assola neste momento a modalidade a nível nacional e que afeta consideravelmente os atletas insulares.

Existirá um futuro para a Escalada Desportiva Competitiva em Portugal? Acreditamos que sim, mas com muito trabalho……