Atividade de mapeamento de plantas invasoras com a participação de 30 voluntários

No passado dia 17 de Maio realizou-se uma atividade de sensibilização e cartografia de plantas invasoras, integrada nas comemorações do dia Internacional da Biodiversidade (22 de Maio) e promovida pela Associação Os Montanheiros em conjunto com o Grupo da Biodiversidade dos Açores (GBA/cE3c).

Esta actividade, inicialmente prevista para as imediações do Algar do Carvão, acabou por se realizar na Alagoa da Fajãzinha (Agualva) devido às condições climatéricas adversas.

Participaram cerca de 30 voluntários no mapeamento das espécies de plantas invasoras da zona, tendo-se registado 111 avistamentos de 14 espécies nesta área classificada como “Protegida para a Gestão de Habitas e Espécies” pelo Parque Natural da Terceira.

Esta atividade permitiu alertar a população para a biodiversidade nativa das ilhas, e para as ameaças que as espécies invasoras causam, contribuindo para o seu conhecimento e futura erradicação. Os dados recolhidos foram posteriormente registados no site invasoras.pt (http://invasoras.pt/), com o qual o Grupo da Biodiversidade dos Açores colabora desde 2015.

Clique em Galeria e fique a par da atividade. Fotografias gentilmente cedidas por Luísa Martins.