Dias verdes: DIA MUNDIAL DOS OCEANOS – 8 JUNHO

A superfície da Terra está coberta aproximadamente por 71% de água. A maior parte desta está nos cinco grandes oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Antártico e Ártico, e o resto nalguns “mares” e lagos.

A comemoração deste dia foi originalmente proposta pelo Centro Internacional para o Desenvolvimento do Oceano do Canadá e pelo Instituto do Oceano do Canadá em 1992, no Rio de Janeiro, aquando da organização da Cimeira da Terra pelas Nações Unidas. Mas só em 2008, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu que, a partir do dia 8 de junho do ano seguinte seria designado e comemorado esse dia como “Dia Mundial dos Oceanos”.

Todos os anos dezenas de países em todo o mundo através dos seus governos, das ONG´s, dos centros científicos e comunidade em geral, mobilizam milhões de pessoas em torno de grandes e pequenos eventos que visam alertar para o impacte das atividades humanas para a qualidade das águas e para a vida nos oceanos que se pretende celebrar. Cerca de 40% da superfície coberta pelos oceanos é fortemente afetada pela ação humana, sujeita à poluição, sobre exploração dos recursos piscícolas e perda de habitats costeiros. Isto é tão mais grave quanto o facto de estarmos a colocar em causa um conjunto de benefícios que os oceanos proporcionam ao Homem.

Os oceanos contêm quase 200 mil espécies identificadas, mas os números reais poderem ascender aos milhões. Muitas destas espécies são importantes recursos para o homem e uma das maiores fontes de proteína do mundo. Estima-se que a pesca empregue direta ou indiretamente mais de 200 milhões de pessoas. São ainda um dos pulmões do nosso planeta porque conseguem absorvem cerca de 30% do dióxido de carbono produzido, moderando os impactos causados pela alteração da composição atmosférica e pelo efeito de estufa.

O Dia Mundial dos Oceanos oferece-nos uma oportunidade para alertar, proteger e conservar os oceanos. Este ano o tema é Inovação para um Oceano Sustentável (Innovation for a Sustainable Ocean). Pretende-se que os líderes mundiais se comprometam com um conjunto de medidas, para proteger os oceanos até 2030, ajudando a combater a crise climática que atravessamos e a proteger a biodiversidade marinha.

Mais uma vez, este ano e devido à pandemia do Covid-19 as comemorações deste dia serão diferentes, com muitos dos eventos a ocorrer on-line ou com o devido distanciamento social.

Desde o dia 20 de maio, Dia Europeu do Mar, e até 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, decorreu nos Açores a Campanha de Literacia dos Oceanos (Açores Entre Mares), promovida pela Direção Regional dos Assuntos do Mar. Têm sido transmitidas, através das redes sociais, conversas em direto com investigadores e especialistas sobre as grandes questões ligadas ao mar dos Açores.

https://unworldoceansday.org/page/innovation-sustainable-ocean

https://news.un.org

NOCTULA – Entrada

Paulo Barcelos*
Presidente da Direção da Associação Os Montanheiros

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *