“OS MONTANHEIROS – Sociedade de Exploração Espeleológica”, é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), constituída na cidade de Angra do Heroísmo a 1 de dezembro de 1963, sendo uma das associações mais antigas em Portugal dentro da sua área de atuação. De Utilidade Pública, por Resolução de Conselho de Governo Regional de 10 de maio de 1983, tem sede própria na ilha Terceira e atividade de âmbito regional, desenvolvendo-se pelas 9 ilhas dos Açores.

Os Montanheiros possuem desde 2004 um Núcleo da associação na ilha do Pico, desde 2006 outro Núcleo na ilha de S. Jorge E desde 2009 um Núcleo na ilha de S.Miguel.
Sem fins lucrativos, de carácter científico, cultural, educacional, lúdico e ambientalista, promove a espeleologia e os interesses pela geologia como áreas principais de atividade, definidas estatutariamente. É seu objetivo prioritário a inventariação, exploração, estudo e conservação das cavidades vulcânicas nos Açores, e ainda a valorização, promoção e gestão de recursos naturais, que ofereçam potencialidades turísticas, interesse científico ou necessidade de conservação, mantendo no entanto diversas outras iniciativas, ligadas principalmente à defesa e valorização do ambiente e do património natural.

O facto de possuir um museu vulcanoespeleológico, gerir turisticamente 2 cavidades vulcânicas: Algar do Carvão e Gruta do Natal, e promover anualmente um programa de caminhadas em natureza, denuncia o interesse que esta associação sempre manteve em dar a conhecer um pouco dos importantes valores naturais destas ilhas, a todos os interessados.

Enquanto ONGA, de âmbito regional, inscrita no Instituto de Ambiente sob o registo número 62/R e com estatuto definido pela Lei n.º 35/98, de 18 de julho, Os Montanheiros gozam do direito de representação nos órgãos consultivos da administração pública regional e local, sendo atualmente parceiro social, com assento no: Conselho Regional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CRADS), Comissão Executiva do Grupo para o Estudo do Património Espeleológico dos Açores (GESPEA), Comissão de Acompanhamento do Plano Regional da Água, Comissão de Acompanhamento dos Percursos Pedestres (CAPP), Comissão Mista de Coordenação do Plano de Ordenamento de Turismo da Região Autónoma dos Açores (POTRAA), Comissão de Acompanhamento do Plano Setorial para a Rede Natura e em diversas outras comissões ligadas à administração regional.

Facebook

Notícias

Terceira MUSGOS, LEIVAS E PEDRAS ROUBADAS JUNTO AO ALGAR DO CARVÃO Terça, 11 de Dezembro de 2018

Com a aproximação da época na

Mais Notícias