Notícias

II INICIATIVA DE MAPEAMENTO DE INVASORAS ORGANIZADO PELO GRUPO DA BIODIVERSIDADE DOS AÇORES (CE3C) DA UNIVERSIDADE DOS AÇORES

Quinta, 08 de Outubro de 2015

O projeto "Invasoras" é um trabalho desenvolvido no âmbito do projeto “Plantas Invasoras: uma ameaça vinda de fora” (Media Ciência N.º 16905, co-financiado pela UE/FEDER, através do QREN (Programa Factores de Competitividade — COMPETE) e por fundos nacionais através da Agência Nacional Ciência Viva) e surge na sequência das tarefas de divulgação dos projetos Invader e Invader II, pioneiros sobre a problemática das plantas invasoras em Portugal, e do projeto Ciência Viva “Divulgação sobre Espécies de Plantas Invasoras em Portugal”. Após o término do projecto “Plantas Invasoras: uma ameaça vinda de fora”, no final de 2013, o site e actividades associadas são desenvolvidas no âmbito do projecto INVADER-B e do Projecto Estratégico do Centro de Ecologia Funcional (co-financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, COMPETE e FEDER).

Este projeto consiste basicamente em  alertar para o problema das invasões biológicas, dar a conhecer as plantas invasoras a nível nacional e estimular a participação ativa do público quer no mapeamento destas espécies quer em atividades de controlo e divulgação. Para mais informações sobre este projeto clique em: http://invasoras.pt/sobre/http://invasoras.pt/sobre/

 

A fim de estimular a participação ativa das entidades locais e do público, o Grupo da Biodiversidade dos Açores (cE3c) organizou  a "II Iniciativa de mapeamento de invasoras", que irá decorrer no dia 20 de outubro entre as 14:00h e as 17:00h. Esta iniciativa contou com a colaboração do NAUA e das Juntas de Freguesia dos Biscoitos e de Santa Bárbara.

A concentração será no Campus da Universidade dos Açores em Angra do Heroísmo, sito à Rua Capitão João d'Ávila, junto ao edifício interdepartamental (3º edifício). A zona de trabalhos será na Malha Grande na freguesia dos Biscoitos e na Serra de Santa Bárbara na freguesia de Santa Bárbara.

As inscrições são até ao dia 17 outubro e são limitadas a 20 pessoas. Os participantes deverão vestir-se com roupa e calçado adequado a caminhada em trilhos, estar preparado para a chuva e/ou sol, deverão levar água, máquina fotográfica ou telemóvel com máquina fotográfica, GPS (opcional) e estar munidos de lápis e caneta.

 

O programa para o dia será o seguinte:

- Introdução sobre as plantas invasoras - Prof. Rui Elias

- Introdução ao projeto Invasoras de Portugal - Aluna de doutoramento Débora Henriques

- Distruibuição dos participantes em grupos

- Deslocação dos grupos às zonas de trabalho

- Identificação e mapeamento das espécies invasoras

- Regresso à universidade

 

Para mais informações sobre esta iniciativa ou para inscrições deverá contatar o Grupo de Biodiversidade dos Açores (cE3c) para os seguintes contatos:

Telefone: 295 402 200 (ext.3238)

E.mail: azorean.biodiversity.group@gmail.com

 

 

CONHEÇA AS AMEAÇAS Á NOSSA FLORA NATIVA, AJUDE-OS A LOCALIZÁ-LAS....

PARTICIPE!

Facebook

Notícias

Terceira WORKSHOP "OS CONTRASTES DO DIREITO - DO DIREITO DE AUTOR AO DIREITO DE IMAGEM" Quarta, 22 de Novembro de 2017

Nos próximos dias 23 e 24 de novembro, ter&

Mais Notícias