Um catálogo em progresso!


A elaboração de um catálogo pluridisciplinar das cavidades vulcânicas dos Açores, com as características deste que agora apresentamos, implica o empenhamento e o contributo de uma vasta equipa. Por essa razão, é um processo complexo e moroso, atendendo à quantidade de informação que é necessário coligir e validar.

Acresce ainda que a diversidade de fontes e de informação de base (com diferentes níveis de pormenor e de qualidade), bem como a necessidade de compatibilizar esta informação com as modernas técnicas de representação cartográfica, obrigam a um intenso trabalho de melhoria da informação mais antiga, muitas vezes com recurso a trabalho in situ.

De modo a tornar mais célere a finalização do catálogo e possibilitar a sua divulgação, entendeu-se ser vantajoso e oportuno preparar uma edição digital que constituísse uma antevisão da edição impressa.

Assim, e numa primeira fase, disponibilizam-se os conteúdos já validados para sete ilhas, a que se seguirá em breve a inclusão da restante informação para as ilhas Terceira e Pico.

Em 2016, após uniformização e fixação final dos textos, proceder-se-á à edição impressa, completa, e valorizada por um álbum de imagens selecionadas.

Agradecemos o contributo de todos na melhoria deste catálogo, que acreditamos venha a ser uma obra de referência para a vulcanoespeleologia açoriana.

GESPEA

Clique na imagem para ver o catálogo digital em formato swf
páginas 1 a 169 | 170 a 197