Escala Rocha

PROVA DE COMPETIÇÃO DE ESCALADA EM PAREDE NATURAL ORGANIZAÇÃO

São entidades organizadoras e respectivos responsáveis por este evento: António Paulo Soares pelos MONTANHEIROS e Ricardo Matias pela CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DO HEROÍSMO.
PARTICIPAÇÃO
As inscrições são grátis.
Podem participar todas as pessoas que se tenham inscrito nos termos e nos prazos previamente determinados e publicitados pela ORGANIZAÇÃO. INSCRIÇÕES
As inscrições estão abertas até ao dia 18 de Maio na sede dos Montanheiros ou no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.
Os interessados deverão mostrar o Bilhete de Identidade (ou cópia) ou outro documento legal que indique o nome e data de nascimento. Deverão ainda preencher uma Ficha de Inscrição/Termo de Responsabilidade.
Não foi fixado limite para número de inscritos.
DATAS E LOCAIS
A concentração de todos os participantes será feita no largo do ALGAR DO CARVÃO, no dia 20 de Maio pelas13:30 horas, saindo o grupo de seguida em direcção ao local da PROVA.
Até às 14:15 haverá lugar a um período de aquecimento, a que se seguirá um briefing sobre a prova e pelas 14:30 o início da competição.
A PROVA irá realizar-se numa das paredes de rocha natural existentes na Ilha Terceira.
MATERIAL E EQUIPAMENTO
Será permitido nesta prova apenas o seguinte
MATERIAL E EQUIPAMENTO INDIVIDUAL: pés-de-gato, arnês, magnésio.
A ORGANIZAÇÃO não é responsável pelo equipamento individual.
A ORGANIZAÇÃO não é responsável por fornecer aos participantes MATERIAL E EQUIPAMENTO INDIVIDUAL de escalada, ou pela sua segurança. Tais responsabilidades devem ser assumidas pelos próprios participantes. No entanto, a ORGANIZAÇÃO poderá disponibilizar algum material (e.g. arnês e magnésio) se os participantes não o possuírem.
Todo o restante MATERIAL E EQUIPAMENTO, necessário à execução da PROVA, será assumido pela ORGANIZAÇÃO.
ESCALÕES
Com base na idade e sexo dos eventuais participantes foram definidos 8 ESCALÕES.
O participante será inscrito no ESCALÃO correspondente, de acordo com o sexo e com a idade do mesmo à data da PROVA.
Iniciados Masculinos / Iniciados Femininos
Atletas até 12 anos Juvenis Masculinos / Juvenis Femininos
Atletas de 13 a 15 anos de idade Juniores Masculinos / Juniores Femininos Atletas de 16 a 19 anos de idade Seniores Masculinos / Seniores Femininos
Atletas com 20 anos de idade ou mais PROVA
Existem 3 VIAS de escalada, cada qual contendo no seu percurso 1 ou mais MARCAS coloridas bem identificadas. A cada MARCA será atribuída uma PONTUAÇÃO que poderá ser de 2, 4 ou 6 pontos, consoante o grau de dificuldade em a atingir.
Cada participante tem direito a tentar subir cada uma das VIAS uma única vez, com o objectivo de tocar o maior número de MARCAS possível, e por conseguinte conseguir o maior número de pontos. Os participantes deverão respeitar a ordem com que as MARCAS se apresentam na rocha, ou seja, terão que tocar primeiro a MARCA mais perto da base da rocha e de seguida avançar para a que lhe está imediatamente acima, e assim sucessivamente até à última.
O participante deve tocar a MARCA de forma perceptável ao JÚRI. Se o participante for responsável pela subtracção da MARCA do local onde foi colocada poderá ser desclassificado da prova, se assim o deliberar o JÚRI. Uma MARCA VERDE vale 2 pontos, a MARCA AMARELA vale 4 pontos e a MARCA VERMELHA vale 6 pontos, sendo que a MARCA mais elevada ficará no topo da VIA. Tocar em várias MARCAS implica acumular os pontos que valem cada uma delas.
O JÚRI será composto por DOIS ELEMENTOS, em representação da ORGANIZAÇÃO.
CLASSIFICAÇÃO
Finda a prova, a classificação dos participantes, dentro de cada ESCALÃO, será feita do seguinte modo: 1º lugar para o participante com a mais elevada PONTUAÇÃO, 2º lugar para o participante com a 2º mais elevada PONTUAÇÃO, e assim sucessivamente até à última posição.
Não poderá haver dois ou mais participantes com o mesmo número de pontos a disputar o 1º, 2º ou 3º lugar da classificação. Nesse caso estaremos perante um EMPATE cujos participantes serão sujeitos a nova prova. Para todas as demais lugares da classificação não haverá lugar a desempates. Em caso de EMPATE o JÚRI escolhe uma VIA que deverá ser novamente escalada pelos participantes que empataram, dentro de um mesmo ESCALÃO. Neste caso será cronometrado o tempo de subida até tocar cada uma das MARCAS. Ficará melhor classificado aquele que for mais rápido a tocar todas as MARCAS existentes na VIA. Se nenhum dos participantes o fizer, e apenas nessa eventualidade, então ficará melhor classificado o que tocar mais MARCAS. Se tocarem o mesmo número de MARCAS, mas não todas, ficará classificado aquele que tiver sido mais rápido a tocar a última MARCA conseguida.
DISTINÇÕES E PRÉMIOS
Será distinguido o 1º, 2º e 3º classificado de cada escalõo pela atribuição de um TROFEU e de um PRÉMIO a definir pela Organização.
CASOS OMISSOS
Assume a ORGANIZAÇÃO o direito e responsabilidade de deliberar sobre todas as demais questões, não previstas neste documento, auscultando os intervenientes que achar necessário e decidindo em conformidade.