Campanha SOS Cagarro 2013

Sabia que…

A população açoriana de cagarros representa cerca de 65% da população mundial da espécies e de 75% da população da subespécies Calonectris diomedea borealis

Todos os anos os Cagarros (Calonectris diomedea) escolhem os Açores para acasalar e criarem os seus filhotes desse ano. Podem fazê-lo durante trinta anos, desde que atingem a vida adulta, aos 7 anos de idade, até cerca dos 40 anos, a longevidade máxima conhecida.

Quando saem dos ninhos, os cagarros juvenis com apenas 3 meses de idade, fazem a sua primeira grande viagem de centenas de quilómetros pelo oceano Atlântico.

De março a outubro, todas as noites é possível ouvir por todas as ilhas dos Açores, o interessante som dos cagarros de regresso às colónias.

No entanto não dominam o voo perfeitamente, e ficam desorientados pelas luzes artificiais uma vez que devido à sua inexperiência não distinguem as luzes urbanas das estrelas (que se julga utilizarem para orientação).

Portanto, um juvenil encandeado aterra em qualquer sítio, onde poderá permanecer sem tentar descolar, correndo perigo de vida, vulneráveis aos veículos e a outros animais.

O Parque Natural da Ilha Terceira já lançou a campanha SOS Cagarro 2013.

Para mais informações clique em “DOCUMENTAÇÃO” ou contate os serviços de ambiente da sua ilha (www.parquesnaturais.azores.gov.pt)

De Outubro a Dezembro os cagarros precisam de si.

Fique atento!

Ajude-os….faça do cagarro um amigo.