Os Montanheiros andaram na estrada durante o VIII Censo de Milhafres

No passado fim-de-semana decorreu o VIII Censo de Milhafres nos Açores e mais uma vez a Associação Os Montanheiros colaborou com a SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves), na obtenção de informação base sobre as populações de milhafres existentes nos Açores.

Os nossos colaboradores estiveram na estrada nos dias 23 e 24 Março e fizeram dois percursos. No primeiro dia fizeram um trajecto de 22,20 Km entre os Biscoitos e as Doze Ribeiras e no segundo dia, fizeram um trajecto de 30,40Km, entre os Biscoitos e a Praia da Vitória.

Os percursos traçados, percorreram habitats de floresta, pastagem e zonas urbanas. Os resultados finais foram de 6 avistamentos com um total de 8 milhafres, para o dia 23 Março e de 1 avistamento de 1 milhafre, no dia 24 Março. Neste último dia, as condições atmosféricas adversas condicionaram muito os avistamentos.

Os milhafres ao contrário de outras espécies,  não tem sido alvo de estudos biológicos aprofundados, pelo que esta iniciativa se reveste de grande importância, principalmente dado o seu papel essencial nos nossos ecossistemas, por exemplo, enquanto agente controlador de pragas, como os ratos. Nestes Censos podem participar todos os cidadãos interessados em contribuir para que mais dados científicos sejam obtidos. Denomina-se esta iniciativa por Citizen Science à Cidadania na Ciência.

Se não participou este ano, fique atento para o próximo.

www.spea.pt

Foto de aterrasomosnos.blogspot.com