Comunicado: vias de escalada em arribas costeiras apresentam perigo

A Associação Os Montanheiros equipou em 2008 diversas zonas de escalada nas ilhas Terceira, S. Jorge e Pico, resultando em algumas publicações de guias de escalada. Previa-se na altura uma vida útil para o equipamento, nomeadamente para as buchas em aço inox, de 10 a 15 anos, de acordo com indicação do fabricante.

Verificou-se agora que as vias equipadas nas zonas costeiras sofreram um desgastemuito superior ao previsto, potenciado pela combinação de variáveis ambientais como o tipo de rocha, os índices de humidade e a extrema salinidade, que aceleraram o processo de degradação, tornando neste momento perigosa a prática da escalada nestas vias junto ao mar. Tendo sido encontrada já uma solução mais duradoura, é vontade da Associação Os Montanheiros, em breve e logo que surjam apoios nesse sentido, fazer a devida manutenção/substituição dos equipamentos destas vias, que ao longo dos últimos anos se mostraram propícias e procuradas para a prática desta modalidade.

Até que tal aconteça, e tendo em conta o risco que implica, a Associação Os Montanheiros vem por este meio alertar que as vias de escalada montadas na Chanoca (ilha Terceira), Urzelina e Fajã do Ouvidor (ilha de S. Jorge), Calheta de Nesquim e Cachorro (ilha do Pico) NÃO DEVEM SER UTILIZADAS. Existem outras vias de escalada, também já muito conhecidas, mas que não se encontram identificadas nos guias publicados, que também não devem utilizadas, nomeadamente nos Biscoitos (ilha Terceira), Baía de Canas (ilha do Pico) e na Criação Velha (ilha do Pico).

Podem no entanto continuar a utilizar aquelas que não tenham sido montadas na arriba costeira.

20 de agosto de 2015

A Associação os Montanheiros