Workshop “Wetland Processes and Dynamics: an Approach to Peatland Restoration”

O projeto de investigação WETREST teve como objetivos desenvolver um conjunto de estudos multidisciplinares e de investigação experimental que permitisse conhecer o valor dos ecossistemas do sítio Ramsar do planalto central da ilha Terceira e compreender os processos ecológicos que se possam constituir peças chave na conservação da sua biodiversidade.

Com o objetivo de fornecer bases científicas para os processos de restauro e de conservação dos ecossistemas de zonas húmidas dos Açores, foram desenvolvidos um conjunto alargado de estudos teóricos e experimentais no sentido de identificar a vegetação potencial, o papel de espécies chave nos processos de regeneração, a relação entre os fatores ambientais e a evolução das comunidades e os mecanismos de sucessão natural que possam reverter para suporte de programas de restauro ecológico.

Durante 3 anos, estiveram envolvidas mais de 40 pessoas, entre investigadores, técnicos, estudantes e trabalhadores voluntários, e onde foi possível estabelecer, pela primeira vez nos Açores, uma estação experimental de ecologia, com o apoio da DRRF, dedicada a técnicas de conservação e restauro. Este projeto apoiou várias teses de mestrado e duas teses de doutoramento, para além de numerosos programas de investigação em hidrologia, solos, dinâmica de ecossistemas, conservação de espécies e habitats, cartografia temática, serviços dos ecossistemas e conservação de recursos.

Os resultados principais deste projeto são agora apresentados e colocados à discussão no seu segundo WorkshopWetland processes and dynamics: na approach to peatland restoration”, que irá decorrer nos próximos dias 20 e 21 novembro, no Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores. Este workshop organizado pelo Grupo de Ecologia Vegetal e Aplicada (GEVA), pretende-se dar a conhecer junto dos decisores e gestores ambientais, e comunidade académica.

O workshop dividir-se-á em três sessões: 1) Caracterização do sítio RAMSAR do Planalto Central da ilha Terceira (Furnas do Enxofre e Algar do Carvão); 2) Modelos interpretativos e valorização ambiental; 3) Restauro ambiental: Teoria e prática.

Para mais informações clique em: http://eduardodias.com.pt/WETREST/Workshop/workshopII.htm