Comemoração do Dia Nacional da Água

O Dia Nacional da Água, criado em 1983, é assinalado em Portugal com o objetivo de promover uma reflexão sobre a importância dos recursos hídricos e consciencializar a população quanto à necessidade de os usar de forma sustentável. Foi escolhido o primeiro dia de outubro por ser o início do ano hidrológico, pelo que não deve ser confundido com o Dia Mundial da Água, comemorado a 22 de março.

Os recursos hídricos encontram-se no topo das preocupações ambientais, nomeadamente quanto à disponibilidade em água doce: um recurso precioso, básico e essencial à vida sob todas as suas formas. É entendido pelos especialistas que a crescente escassez em água potável poderá, no futuro, ser a causa de graves conflitos internacionais.

Localmente, a necessidade de preservação e de um uso sustentável deste precioso líquido leva a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e a Associação Os Montanheiros a organizar uma visita de consciencialização às nascentes da Furna do Cabrito e à Estação de Tratamento de Águas que lhe está próxima. Será uma oportunidade rara para se conhecer essas nascentes subterrâneas, a sua origem e o seu potencial, o esforço que foi o seu aproveitamento que começou há mais de 150 anos e o cuidado colocado no tratamento da água, consumida no concelho, pelos Serviços Municipalizados.

Concentração: Estação de Tratamento de Águas (junto à Furna de Água – Cabrito) | 1 out 2016 (sábado) | 10:00h – 12:00h

Chamamos a atenção de que TODOS OS INTERESSADOS EM PARTICIPAR DEVEM LEVAR UMA LANTERNA.