Montanheiros de S. Jorge festejaram S. Martinho na Fajã d’Além

O Núcleo dos Montanheiros de São Jorge realizou no dia 10 de novembro de 2018 uma caminhada à Fajã D’Além na freguesia de Santo António, tendo como objetivo participar nas comemorações do dia de São Martinho que se realizam todos os anos nesta fajã.

 Ás 10H, junto à Igreja de Santo António, reuniu-se um grupo de 11 pessoas, tendo-se iniciado a descida às 10H30 pelo caminho que é conhecido pela população de Santo António como o “Caminho do pé da freguesia”. O percurso teve uma duração de cerca de 1H00, com algumas paragens nos miradouros da rocha para fotografias das fajãs que dali se avistam: Fajã D’Além, Fajã do Ouvidor e Fajã da Ribeira da Areia.

Como é hábito nesta fajã, logo que chegamos à primeira casa, recebemos convite para entrar e provar as bebidas tradicionais: vinho, angelica e aguardente, o que foi bem aceite pela maior parte dos participantes.

Continuando a descida, os convites foram-se repetindo até chegar a hora do almoço. Os mordomos convidaram para se juntarem nas mesas preparadas para servir a refeição. Após assinatura do livro de participantes, cada um recebeu como recordação uma t-shirt alusiva ao evento, prato, talher e copo e serviu-se o almoço que constou de albacora assada no forno, carne assada, costeletas, molho de fígado, borrego assado, feijoada, morcela de ovos, batata-doce, inhame, bolo de babata doce, pão de milho, queijo, sumo, vinho e café.

Após o almoço, fez-se uma fotografia de grupo e às 15H30 iniciou-se a subida pelo mesmo caminho, fazendo algumas pausas para fotografar e refrescar e apanhar alguns agriões nas águas das cascatas que correm para o atalho.