EXPOSIÇÃO “CAVIDADES VULCÂNICAS DE S. JORGE” E ATIVIDADE DE ESCALADA NA SEMANA CULTURAL DAS VELAS

Entre os dias 4 e 7 de Julho de 2019 o Núcleo dos Montanheiros de São Jorge participou na 32ª Semana Cultural de Velas com a exposição “Cavidades Vulcânicas de São Jorge”, na Galeria Espaço+, entre as 20:30 e as 23:00.

A exposição consistiu em apresentar ao público fotografias das mais significativas cavidades vulcânicas da ilha de São Jorge, com informação sobre a sua localização e dimensões das 44 cavidades até agora conhecidas e inventariadas para a ilha de São Jorge. Foram também expostos exemplares rochosos e cristais, bem como o equipamento utilizado pelos espeleólogos para aceder aos algares vulcânicos. Foram ainda exibidos vídeos das atividades que o núcleo tem desenvolvido na ilha de São Jorge.

O balanço de participação na exposição foi muito positivo, tendo sido visitada por cerca de 300 pessoas, que se mostraram muito curiosas e agradavelmente surpreendidas pelo assunto da exposição.

No dia 7 de Julho o Núcleo realizou uma atividade de escalada na muralha do antigo forte de Nossa Senhora da Conceição entre as 15:30 e as 17:30, liderada pelo sócio Fernando Pereira, tendo contado com a participação de 4 sócios e uma simpatizante.

O Núcleo dos Montanheiros de São Jorge participou também no Festival de Julho de 2019, na vila da Calheta, com a exposição “Cavidades Vulcânicas de São Jorge”, de 11 a 15 de julho no edifício da Câmara Municipal da Calheta.

Agradecemos à Câmara Municipal das Velas e à Câmara Municipal da Calheta pela oportunidade de divulgação ao público das cavidades vulcânicas da ilha de São Jorge. Esta ação teve também como objetivo sensibilizar o público para a importância da preservação destes espaços onde se encontra biodiversidade única e formações vulcânicas, conservadas intactas desde a sua génese, podendo contar com centenas ou milhares de anos.

Agradecemos também aos Bombeiros Voluntários de Velas pela cedência do manequim onde foi exposto o material de espeleologia.

Um agradecimento especial para o nosso colega montanheiro da Terceira, Fernando Pereira, um espeleólogo com experiência de longa data, que se deslocou a São Jorge para realizar a actividade de escalada.

Obrigada a todos os que participaram connosco e ao público que nos visitou durante a Semana Cultural nas Velas e o Festival de Julho na Calheta.