quem somos Época desportiva Escalada Pedestrianismo geocaching

Escalada

A escalada na ilha Terceira é relativamente recente, começou a ser desenvolvida há cerca de 20 anos por praticantes de escalada vindos de Portugal Continental e de outros locais. Quando estes escaladores foram confrontados com a realidade da Ilha Terceira, sem zonas devidamente equipadas e reconhecendo o potencial de certos locais para a prática de escalada, resolveram dar o seu contributo criando assim as primeiras zonas de escalada.

Estes primeiros passos foram os que possibilitaram o crescente interesse pela modalidade, levando consequentemente a um aumento de praticantes e posteriormente à criação da Secção de Escalada da Associação Os Montanheiros.

Mais tarde, essa mesma Secção de Escalada dos Montanheiros e os seus parceiros, já de forma organizada e sem fins lucrativos, deram início a outra fase do desenvolvimento da escalada na ilha Terceira. Foram explorados novos locais, elaborados vários projetos de equipagem de zonas de escalada que culminaram na criação de mais umas centenas de vias de escalada desportiva, nasceram incontáveis vias de escalada em bloco e muitas vias de escalada clássica, um pouco por toda a ilha.

Quando se fala de escalada na ilha Terceira é automaticamente associada a imagem dos Montanheiros e com ela um enorme respeito pela natureza e dedicação para o desenvolvimento deste desporto que promove a atividade física em contacto com a natureza e uma constante superação de obstáculos tanto físicos como psicológicos.

Dando mais um passo importante na promoção da prática desportiva, nasce o CDM – Clube Desportivo Montanheiros que, que embora tenha personalidade jurídica própria, é património da Associação Os Montanheiros. Com a criação deste clubepretendemos que seja esta entidade a assegurar e a contribuir de forma dinâmica para a prática, desenvolvimento e a promoção das modalidades desportivas que anteriormente estavam organizadas por secções.

Começamos agora uma nova fase como clube desportivo mas mantemos toda uma experiência acumulada ao longo dos 20 anos em que a secção de escalada dinamizou este desporto. Antevemos que com esta mudança e experiência acumulada, os excelentes resultados alcançados no passado sejam superados no futuro!