Workshops em setembro – ilha Terceira

A Associação Os Montanheiros está a organizar uma rede de três workshops e conta com o apoio da Secretaria Regional do Ambiente e Mar e Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (Rede Portuguesa Cidades Saudáveis) e a colaboração da “BioFontinhas”. Estes workshops irão ter lugar entre 2 a 4 de Setembro e serão ministrados pelo Eng. Bruno Paixão Silva (Instituto Politécnico de Castelo Branco).
(1)Workshop “Desenvolvimento Rural” Sexta-feira,
2 de Setembro
Local: Sede dos Montanheiros 19:00/22:00 Valorização dos produtos locais, valorização dos recursos naturais. Apresentação do estudo de caso de turismo familiar que associa na sua actividade 3 âmbitos – alojamento, produção e comercialização de produtos endógenos (doces, compotas, patês, bolos, pão…) e agricultura biológica. Esta exploração além de um bom exemplo de aproveitamento dos recursos endógenos e da promoção de um desenvolvimento sustentável, é também exportadora para alguns países da Europa.

(2)Workshop “Plantas aromáticas e medicinais”
Sábado, 3 de Setembro
Local: Sede dos Montanheiros 9:00/12:00 – 14:00/17:00
Conhecer as plantas aromáticas e medicinais. Cultivar, colher e armazená-las. Chás, infusões, cozinhar com elas. Mezinhas da tradição popular, óleos essenciais, farmácia caseira) Plantas aromáticas e medicinais dos Açores. Prática – Elaboração de xarope de tomilho e mel de alhos, (é possível outros produtos dependendo do tempo disponível), prova de infusões. (3)Workshop “Agricultura biológica” Domingo, 4 de Setembro
Local: Sede dos Montanheiros / “BioFontinhas” 9:00/12:00 – 14:00/17:00 Compostagem. Consociação de plantas. Uso de outras plantas como biopesticidas, ou fertilizantes. Prática – Visita à tarde a uma quinta de produção biológica INSCRIÇÕES:
30 euros (total para os 3 Workshops)
20 euros (total para os 3 Workshops) com desconto para sócios dos Montanheiros há mais de 6 meses
Inscrições limitadas aos primeiros 15 interessados
Inscrição válida após recepção prévia do valor da mesma até ao dia 29 Agosto. Para mais informações contacte-nos: montanheiros@montanheiros.com 295 212992 ou 96 1362215 Foto: F.Cardigos (SRAM)