Exposição em Angra do Heroísmo, “Açorianos há Milhões de Anos”

O Grupo da Biodiversidade dos Açores (GBA, CITA-A, Universidade dos Açores) lançou uma iniciativa para dar a conhecer a riqueza de espécies endémicas dos Açores. Os insetos representam cerca de metade das espécies endémicas terrestres que existem no arquipélago, mas dadas as suas pequenas dimensões e habitats onde ocorrem não são fáceis de observar e por isso são, na sua grande maioria, desconhecidos da população em geral.

No âmbito de um projeto financiado pela FCT sobre formação de novas espécies em ilhas, que utiliza insetos que especiaram nos arquipélagos da Macaronésia como modelo de estudo, o GBA criou no ano passado a página no facebook “Chama-lhe Nomes!” (www.facebook.com/Chama.lhe.Nomes), onde as pessoas foram convidadas a sugerir nomes comuns para espécies de insetos que só existem nos Açores. A iniciativa de dar a conhecer a riqueza das espécies endémicas dos Açores continua, agora com uma exposição urbana inédita na Região, com fotografias macro de insetos exclusivos dos Açores. As fotos ocuparão, até meados de Junho, fachadas de 12 edifícios nas principais artérias da cidade de Angra do Heroísmo, com o objetivo de dar a conhecer aos açorianos um património natural único.

A exposição urbana “Açorianos há milhões de anos” resultou da colaboração entre especialistas em biologia evolutiva, entomologia, psicologia social, design de comunicação e fotografia macro extrema do Grupo de Biodiversidade dos Açores (CITA-A, GBA) e do financiamento e apoio de várias instituições parceiras: FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia [Proj. PTDC/BIA-BEC/104571/2008], Associação “Os Montanheiros”, ART – Associação Regional de Turismo, Secretaria Regional dos Recursos Naturais, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Junta Autónoma do Porto de Angra do Heroísmo e Paróquia de São Pedro, e ainda de todos os cidadãos angrenses que aceitaram o desafio de participar nesta iniciativa disponibilizando as fachadas dos seus edifícios para a exibição deste património natural único.

As fotos são da autoria de Javier Torrent (http://500px.com/Javier_Torrent) e o design de comunicação foi liderado por Ana Moura Arroz numa equipa que inclui ainda Rita São Marcos, Rosalina Gabriel, Isabel Amorim e Paulo A. V. Borges, como investigador principal do projeto financiado pela FCT.

Ao percorrer as ruas da sua cidade, esteja atento.

Pare, olhe…..e aprenda um pouco mais sobre um património único dos Açores.

Para ficar a par desta iniciativa visite http://www.gba.uac.pt