Primeira volta do censo de aves comuns 2013 da SPEA

O Censo de Aves Comuns (CAC) é um programa de monitorização a longo prazo de aves comuns nidificantes e seus habitats, em Portugal. Foi lançado pela SPEA, em 2004, no Continente e na Madeira, tendo iniciado nos Açores em 2007. Por exemplo o índice de Aves Comuns é utilizado como Indicador da Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável e o índice de Aves Comuns de Zonas Agrícolas é utilizado como indicador do Programa de Desenvolvimento Rural. Em conjunto com dados de programas similares noutros países da Europa, os dados estão a produzir indicadores para medir o progresso relativamente as metas estabelecidas pela Convenção sobre Diversidade Biológica e pela União Europeia de travar o declínio da biodiversidade. Uma vez que as políticas ambientais afetam a gestão e utilização do território, a criação de um índice de Aves Comuns em Portugal, por tipo de habitat (agrícola, florestal, etc.), constitui uma ferramenta importante para medir a sustentabilidade das próprias decisões políticas ao longo do tempo.

Já foram dados os primeiros (e importantes) passos neste sentido, uma vez que o índice de Aves Comuns (IAC), que é fornecido pelo CAC, está incluído na Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável 2005-2015, como um dos indicadores de Biodiversidade. Para além disso, o índice de Aves Comuns de Zonas Agrícolas (IACZA) foi também incluído no Plano Estratégico Nacional para o Desenvolvimento Rural 2007-2013. Como consequência deste reconhecimento, os Indicadores IAC e IACZA estão já a ser utilizados regularmente por entidades oficiais em Portugal, nomeadamente pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e pelo Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (MADRP).

A importância do Censo de Aves Comuns não se restringe ao contexto nacional, uma vez que está integrado no Esquema Pan-Europeu de monitorização de aves comuns (PECBMS), coordenado pela Birdlife International e pelo European Bird Census Council (EBCC). Este facto significa que os dados do CAC, obtidos em Portugal, estão também a contribuir anualmente para o indicador de aves selvagens da União Europeia. O Censo de Aves Comuns funciona numa base de participação voluntária de colaboradores de campo. Cada observador fica responsável por uma ou duas quadrículas UTM de 10×10 km, onde se pretende que assegure anualmente a realização de censos de aves, de forma a permitir uma monitorização continuada das aves e seus habitats.

A Associação Os Montanheiros irá participar nos CAC com a ajuda de dois colaboradores. Estes ficaram responsáveis pela quadrícula UTM MH88 que engloba parte da bacia leiteira dos Cinco Picos, Zona Industrial, Cabrito e Terra Brava. O percurso tratado previamente, obedece à metodologia e abrange diferentes habitats: zonas de pastagem, zonas humanizadas, bosques e matos. O CAC deverá ser realizado nas primeiras horas do dia. Quatro semanas depois a Associação Os Montanheiros estará novamente no campo a fazer o segundo registo anual para o CAC.

Se possui alguns conhecimentos de identificação de aves, mas principalmente se tem vontade de participar neste projeto, junte-se à SPEA! A sua contribuição é fundamental! Quem estiver interessado em colaborar no Censo de Aves Comuns deve contactar o Coordenador Regional da àrea onde pretende realizar o trabalho de campo. Para mais informações visite: www.spea.pt