Montanheiros colaboram com a SPEA em mais um censo de aves comuns

O Censo de Aves Comuns (abreviadamente designado por CAC) é um programa de monitorização a longo prazo de aves comuns nidificantes e seus habitats, em Portugal. Foi lançado pela SPEA, em 2004, no Continente e na Madeira, tendo iniciado nos Açores em 2007. Por exemplo o Índice de Aves Comuns é utilizado como Indicador da Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável e o índice de Aves Comuns de Zonas Agrícolas é utilizado como indicador do Programa de Desenvolvimento Rural. Em conjunto com dados de programas similares noutros países da Europa, os nossos dados estão a produzir indicadores para medir o progresso relativamente às metas estabelecidas pela Convenção sobre Diversidade Biológica e pela União Europeia de travar o declínio da biodiversidade   O Censo de Aves Comuns funciona numa base de participação voluntária de colaboradores de campo.

Cada observador fica responsável por uma ou duas quadrículas UTM de 10×10 km, onde se pretende que assegure anualmente a realização de censos de aves, de forma a permitir uma monitorização continuada das aves e seus habitats. Cada quadrícula deve ser visitada duas vezes por ano para realização de censos de aves. A primeira deve ter lugar entre 15 de abril a 15 maio e a segunda, entre 16 de maio a 15 junho, devendo assegurar-se um intervalo mínimo de 30 dias entre ambas. A duração dos censos é de 5 minutos em cada ponto e cada visita sequencial aos 20 pontos tem de ser feita num só dia, mais concretamente entre o amanhecer e as 4 horas seguintes. De ano para ano, os censos nas quadrículas devem ser feitos sempre nos mesmos pontos e respeitar a ordem definida inicialmente, sendo registadas todas as alterações que sejam detetadas no habitat. Todas as informações e fichas de campo estão disponível no site da SPEA.

Mais uma vez a Associação Os Montanheiros quis dar o seu contributo para este projeto da SPEA e contou com dois colaboradores, Susana Ázera e Luís Barcelos. Estes estiveram no campo nos passados dias 1 Maio e 9 Junho, desde as primeiras horas do dia a fazer contagem de aves, a curtas e longas distâncias. A zona de estudo foi a quadrícula UTM MH88, cuja a área corresponde a parte da bacia leiteira da Caldeira dos Cinco Picos, Cabrito e terminando no caminho florestal da Terra Brava. Esta quadrícula abrange diferentes habitates, desde as zonas de pastagem intensiva, até às matas e zona de floresta Laurissilva.

Foram registadas as seguintes espécies, com variações nos diferentes habitates:

Columba palumbus azorica – Pombo-torcaz

Passer domesticus – Pardal

Turdus merula azorensis – Melro-preto

Frigilla coelebs morelleti – Tentilhão

Carduelis carduelis – Pintassilgo

Coturnix coturnix – Coderniz

Larus michaellis atlantis – Gaivota-de-patas-amarelas

Motocila cinereae pariciae – Alvéola-cinzenta

Regulus regulus – Estrelinha

Serinus canaria – Canário-da-terra

Buteo buteo rothschildi – Milhafre

Gallinago gallinago – Narceja

Erithacus rubecula – Vinagreira