Comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade, 22 maio

Decorreu ontem, dia 22 de maio, entre as 10:00 e as 15:30, de forma ininterrupta na Praça Velha, a comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Serviço Florestal da Terceira, Parque Natural da Terceira e Associação Os Montanheiros.

A iniciativa foi extremamente bem-sucedida, estimando-se em mais de 800 pessoas aquelas que se dirigiram ao “viveiro” improvisado pelos Serviços Florestais, sendo que cerca de 600 dessas pessoas deslocaram-se ao local do evento, com o propósito de levar algumas árvores ou arbustos endémicos dos Açores para plantar nos seus jardins ou quintais.

Foram oferecidos praticamente todos os 1500 pés de Cedro-do-mato, Folhado, Pau-branco, Ginjeira brava, Louro e Azevinho, produzidos e trazidos do Viveiro Florestal de Espécies Autóctones.

O Parque Natural da Terceira dinamizou uma ação de sensibilização junto dos mais jovens que apareceram em grupo, deslocando-se propositadamente para participar do evento, caso de turmas do Colégio de Santa Clara, ou que foram passando pela Praça Velha, registando-se na primeira pessoa mensagens alusivas ao dia.

O Centro de Recolha e Adoção de Animais participou também tendo conseguido que fossem adotados 1 cão adulto, 3 cachorros e 3 gatos.

A Associação os Montanheiros aproveitou ainda para promover o Algar do Carvão, cavidade vulcânica onde é possível apreciar grande biodiversidade a nível de fauna e flora, muita dela endémica dos Açores e mesmo da Terceira.