Expedição dos Montanheiros às ilhas de S.Jorge e Pico

Entre os dias 5 a 13 de fevereiro de 2015, Fernando Pereira, Ricardo Silveira, Tiago Resendes e João Moniz, elementos da Associação Os Montanheiros, estiveram em S. Jorge e Pico, em visita e em trabalhos de campo na área da espeleologia.

Na ilha de São Jorge contaram com o apoio do Núcleo de ilha, com Odília Teixeira, David Silva e Marli Bettencourt. Nesta ilha foram visitadas as seguintes grutas: Gruta da Beira, Gruta da Ribeira do Almeida, Gruta do Leão, visitaram também, uma das entradas do Algar da Boca do Fogo ou de Santo Amaro. Foi feita a topografia das cavidades da Arquinha, Gruta e Algar do Pasto do Engenheiro e ainda da Gruta dos Montinhos.

No dia 9 de fevereiro, a nossa equipa rumou à ilha do Pico. Nesta ilha foi feita a localização (GPS) pelo exterior, das diversas aberturas, da Furna Vermelha, localizada na Madalena e com cerca de 1200 metros de comprimento; também na Madalena, fez a exploração, localização (GPS) das aberturas e medição parcial do Algar das Ginjas, gruta esta, que voltará a ser “alvo” de futuros trabalhos devido á sua grande extensão. Foram medidos nesta primeira fase cerca de 1200 metros supondo-se que atingirá cerca de 3 km de extensão pois grande parte desta cavidade já foi visitada em 2009.

No concelho das Lajes do Pico, foram explorar pela primeira vez o Algar do Terreiro ou da Santa. O Sr. vereador da Câmara da Lajes do Pico, Mário Tomé, foi o guia que também, e depois de um rápido conhecimento em espeleologia vertical, desceu com os Montanheiros, percorrendo parcialmente, esta cavidade vulcânica. Foi medido cerca de 400 metros. Esta será também explorada totalmente numa próxima expedição.

Todos estes trabalhos serão publicados num catálogo das cavidades (vulcânicas e de erosão) dos Açores e que além dos dados espeleométricos de cada cavidade, contará ainda com a informação da fauna e flora, e outros dados de relevância.

Prevê-se que este ano sairá esta publicação  aumentando assim o conhecimento do Património Natural dos Açores e a importância deste no contexto cultural e cientifico da região.

A ilha do Pico, devido ao seu grande número de cavidades tem sido visitada por várias vezes não só pelos Montanheiros mas também por diversas equipas de cientistas de diferentes áreas (fauna, flora, bactérias e ossos).

Nesta expedição, estiveram Paulino Costa, Paulo Freitas e Valter Medeiros do Parque da ilha do Pico, Maria João e Rui Martins do Núcleo dos Montanheiros da ilha do Pico, Pedro Martins e o Sr. vereador da Câmara Municipal das Lajes do Pico, o Sr. Mário Tomé e a equipa dos Montanheiros da Terceira. 

Fique a par desta expedição, na nossa galeria multimédia.

Conheça o património escondido destas duas ilhas.