No “Trilho dos Vulcões” – passeio ao Pico do Fogo / Pico do Carvão / Pico do Pedro – 21 junho

Dando continuidade às caminhadas, este ano com a temática “NO TRILHO DOS VULCÕES”, o Núcleo dos Montanheiros de S. Jorge realizará um novo percurso pela natureza com o intuito de dar a conhecer aos seus associados e simpatizantes algumas das paisagens menos conhecidas da ilha de S. Jorge, nomeadamente a cumeeira central, onde estão localizados os principais centros eruptivos do vulcão de 1808.
A caminhada – “Pico do Fogo – Pico do Carvão – Pico do Pedro” – terá lugar no dia 21 de junho pelas 14H, sendo o ponto de encontro a Bomba de Combustíveis da Urzelina. O percurso terá uma duração de 4 a 5 horas e serão percorridos cerca de 5/6 km com um grau de dificuldade médio/difícil. A dificuldade do percurso reside a…penas na irregularidade do piso e no fato da erva se encontrar alta no Pico do Carvão, o que dificulta um pouco e torna mais lenta a progressão no terreno.
Durante o percurso teremos oportunidade de observar as “Bocas do Fogo” da Urzelina por onde saíram as lavas da erupção de 1808, várias plantas da flora endémica dos Açores, nomeadamente as orquídeas (Platanthera micrantha) que se encontram em início de floração, e disfrutar de uma vista panorâmica sobre a freguesia da Urzelina e as ilhas do grupo central. O percurso será feito em zona de montanha e pastagem, passando por várias crateras e pequenas lagoas.
Os participantes deverão levar calçado apropriado para caminhar em piso irregular, chapéu, água e protetor solar. Poderão levar também um lanche e bordão.
Gostaríamos que esta e as próximas atividades promovessem o reencontro dos associados do núcleo dos Montanheiros de S. Jorge, proporcionando agradáveis momentos de convívio. Venha caminhar connosco, respirar o ar puro da Serra, tirar bonitas fotografias e partilhar agradáveis momentos junto da Natureza.