Passeio alternativo no dia 12 de julho, Fajã do Mero

Não sendo possível efetuar o percurso “Bardinhos” no passado dia 12 de julho, devido ao denso nevoeiro que se abateu sobre a zona onde pretendíamos fazer a caminhada, optámos por fazer um passeio diferente do habitual, a convite do sócio veterano Sr. Serafim Brasil, à Fajã do Mero.

Durante o passeio fez-se duas paragens em dois miradouros, vendo-se no primeiro, a lagoa da Fajã da Caldeira de Santo Cristo e no segundo, a Fajã da Penedia.
Na Fajã do Mero, os participantes puderam observar várias particularidades, nomeadamente uma Casa Típica, o seu interior com alfaias agrícolas e barricas e também muitos exemplares da espécie de flora endémica Azorina Vidalii (Vidália), muitas delas já em flor.
O Sr. Serafim demonstrou, perante o grupo, como antigamente as pessoas das fajãs rolavam pedras para fazerem casas e muros com corriolas e cordas.
Envoltos no ambiente típico de uma fajã, à volta de uma mesa e em boa companhia, fomos brindados pelo nosso anfitrião com uma excelente angelica, queijo e biscoito.
Por fim, todos os participantes viram as fotografias que este senhor guarda na sua casa da fajã e onde estão pessoas de todos os cantos do mundo que por lá passaram.
Este passeio contou com 7 participantes.

Veja as fotografias em “Galeria Multimédia”