Missão de limpeza de vegetação da Rocha dos Bordões

A Rocha dos Bordões é o resultado de formações geológicas, designadas por disjunções prismáticas bem definidas numa escoada lávica mugearítica com cerca de 570 mil anos. Esta formação geológica é um dos maiores cartões-de-visita da ilha das Flores, classificada como geossítio do Geoparque Açores e Monumento Natural Regional. Infelizmente a vegetação tende a cobrir ao longo dos anos esta formação geológica e a preocupação principal são as espécies invasoras.

É necessário haver intervenções de limpeza para que tal beleza não seja escondida e destruída pelas raízes das plantas. A última intervenção foi há 19 anos, pela Associação Os Montanheiros, em resposta a uma solicitação da Direção Regional do Turismo. Mais uma vez os Montanheiros voltaram à Rocha dos Bordões para fazerem mais uma intervenção de limpeza, devido a uma solicitação da Direção Regional do Ambiente.

Desta vez deslocaram-se oito elementos da associação e previa-se executar o trabalho em oito dias, mas o mau tempo prolongou a estadia de alguns elementos. A área intervencionada tem mais de 200 “bordões” que podem atingir uma altura máxima de 30 metros, tendo sido um processo moroso e de grande dificuldade. A limpeza da vegetação foi feita por escaladores, uns que tiveram formação e outros já com alguma prática neste tipo de atividade, que passaram dias inteiros pendurados por cordas, por vezes em condições climatéricas que não eram das melhores e com temperaturas baixas.

Fique a par da missão na nossa galeria multimédia e clique em “Missões de utilidade pública”.

Uma grande missão cumprida pela Associação Os Montanheiros!