Reinventar os resíduos – concurso de expressão plástica

Como é do conhecimento público, a Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional do Ambiente, promove, entre 21 e 29 de novembro de 2015, a realização da 6.ª Semana dos Resíduos dos Açores, inserida na 7.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, com o objetivo de envolver, em todas as ilhas, ações organizadas voluntariamente por entidades públicas e privadas.

Deste modo, umas das ações promovidas diretamente pela Direção Regional do Ambiente, através dos Parques Naturais dos Açores, em articulação com a AZORINA, S.A., é um concurso de expressão plástica dirigido a todos os estabelecimentos de ensino do arquipélago, ao nível pré-escolar (salas dos 5 anos),designado de Reinventar os Resíduos.

O concurso é composto por três temáticas:

a)      Reduz, Reutiliza e Recicla! – É a temática mais abrangente do concurso, em que se pretende que os trabalhos realizados abordem uma ou mais políticas dos três R’s. Estes trabalhos serão incluídos num calendário de 2016 a editar;

b)      Saco de plástico, aqui não! – Os trabalhos realizados no âmbito desta temática concorrem para serem utilizados em campanhas de sensibilização para a redução do consumo de sacos de plástico;

c)       Produz menos, Recicla mais! – Os trabalhos que abordarem esta temática deverão exemplificar formas de reduzir o consumo de resíduos. Estes trabalhos serão incluídos num calendário de 2016 a editar.

Pretende-se que as crianças escolham qual a temática que querem trabalhar e que utilizem técnicas de expressão plástica no seu trabalho, nomeadamente desenho, pintura, recortes e colagens.

Os trabalhos deverão ser enviados até 30 de novembro, para o endereço eletrónico reinventarosresiduos@azores.gov.pt.

Foicriado um microsite específico para o concurso: http://parquesnaturais.wix.com/reinventarosresiduos. Neste consta o regulamento, a folha para o desenho, dicas e recursos para os professores acederem e consultarem.

Em caso de dúvidas, poderá contactar diretamente da Ecoteca da sua ilha, através dos contactos pnterceira.ecoteca@azores.gov.pt ou 295 403 800.