Espeleo-triângulo 2018

A Associação Os Montanheiros irá realizar entre 30 de janeiro e 9 de fevereiro, pelo quarto ano consecutivo, uma expedição espeleológica às ilhas de São Jorge, Pico e Faial. Intitulada Espeleo-Triângulo 2018, mantém o objetivo principal de enriquecer o conhecimento sobre o património geológico dos Açores, em particular das cavidades vulcânicas, sensibilizando os açorianos para a salvaguarda da riqueza que se esconde no subsolo destas ilhas.

Embora tenham sido dados passos importantes, nos últimos anos, pela Secretaria Regional que tutela o Ambiente e também por esta associação, ainda há bastante a fazer no que respeita à inventariação, conservação, proteção e divulgação do património espeleológico dos Açores. No último ano foi denunciado pelo núcleo dos Montanheiros na ilha de São Jorge uma situação de abandono de lixo em redor, e depósito no interior, das Bocas do Fogo, processo este que ainda não está totalmente resolvido e que é um bom exemplo do pouco respeito que ainda há, por parte de algumas pessoas, para com este património. Esperamos, com esta expedição, poder colaborar também para uma solução definitiva deste caso.

A Espeleo-Triângulo 2018 irá ocupar os primeiros cinco dias da expedição na realização de trabalhos espeleométricos e avaliação do estado de conservação das grutas da ilha de São Jorge, como é o caso da Gruta da Ribeira do Almeida cuja entrada foi recentemente desobstruída pelos sócios do núcleo dos montanheiros desta ilha. Segue-se a ilha do Pico, onde serão realizados trabalhos de campo semelhantes, com a nuance de terem sido descobertas algumas grutas, nos últimos anos, onde ainda está praticamente tudo por fazer. Pretende-se proceder também à prospeção de novas cavidades vulcânicas nesta ilha onde existem certamente muitas grutas e algares ainda por descobrir. Ainda na expedição de 2016 descobriu-se o Algar dos Paus e o Algar do Pechita, na freguesia da Candelária. Prevê-se ainda uma incursão de algumas horas à ilha do Faial, para proceder ao levantamento fotográfico e espeleométrico de uma gruta descoberta recentemente no lugar do Norte Pequeno, freguesia da Praia do Norte.

Tal como em anos anteriores, quer na ilha de São Jorge como na ilha do Pico, a associação irá contar com a participação de elementos dos seus núcleos nessas ilhas e trabalhará em proximidade com os respetivos Parques Naturais de ilha.

Durante a expedição contamos noticiar a progressão dos trabalhos, sempre que algo relevante o justifique, pelos canais habituais: site da associação (www.montanheiros.com), facebook e OCS. Como habitual, o relatório final será apresentado na edição deste ano da nossa revista Pingo de Lava, lançada em Dezembro aquando das celebrações do aniversário da associação.

Saudações Espeleológicas
A Direção