“Nada” história da passagem pela ilha Terceira

O dia 2 de dezembro de 2017 amanheceu tempestuoso. Vento, chuva, mar bravo. Um típico dia de inverno, pouco convidativo a sair.
A meio da manhã, recebo um telefonema, um pedido de ajuda, vindo da Direção Regional dos Assuntos do Mar, para um possível resgate de uma embarcação que encalhara na ilha Terceira. Algumas palavras foram trocadas para explicar a situação e um email foi recebido com mais detalhes sobre a embarcação e o que fazia ela no mar sujeita a tal intempérie.
Um segundo email chegou, desta vez com as coordenadas do encalhe. Confirmada a localização, na zona balnear do Negrito, em local que parecia ser de fácil acesso. O tempo parecia ter melhorado, a chuva ia e vinha.
A caminho!! Na companhia de Susana Ázera, toca a ir para o local, averiguar as condições de segurança, localizar a embarcação e efetuar o salvamento se possível. O local era de fácil acesso, a ondulação, apesar de forte, não galgava muito a zona.
Em poucos minutos a embarcação foi localizada e resgatada! Encontrava-se em boas condições, os danos eram mínimos!
Depois de transportada para uma zona mais segura, toca de pensar o que fazer com ela, visto ser grande para o veiculo disponível. Eis que surge uma solução. Chega ao local um dos frequentadores habituais da zona balnear, o sr. Fernando, que tinha chave de um dos edifícios e que disponibilizou o mesmo para armazenamento temporário da embarcação.
Passo seguinte foi informar os responsáveis pela embarcação que a mesma se encontrava a salvo.
Passados alguns dias, a embarcação foi transportada, com o auxilio da “Associação Os Montanheiros” (www.montanheiros.com), para um espaço que disponibilizaram na sede.
Passadas várias semanas eis que surge a oportunidade tanto aguarda, o regresso do NADA ao mar.
Depois de uma curta passagem por uma oficina, onde se tratou de retocar algumas esfarrapadelas e de aplicar nova camada de anti vegetativo, toca a seguir para o mar.
No passado dia 31 de janeiro, a equipa da empresa marítimo-turística “Atlantiangra – dolphin & whale watching” (http://www.atlantiangra.com), Luís Barcelos (que tinha procedido ao resgate aquando do encalhe) e José Eduardo Silva, com o auxilio de Ricardo Silveira d’ Os Montanheiros, procedeu ao relançamento do NADA.
A bordo de uma embarcação semirrígida, foi transportado para uma distancia de 10 milhas náuticas de costa sul da ilha Terceira. Com vento favorável de noroeste, e fraca ondulação rapidamente começou a rumar a sul.
Espera-se que seja desta que chegue a terras estrangeiras e que possa efetuar a sua missão, “Levar Portugal ao Mundo”!
Saiba mais sobre o projeto “Leva Portugal ao Mundo”, conheça a história do NADA e acompanhe a sua viagem :
https://www.dgpm.mm.gov.pt/lpm-nada
https://www.nefsc.noaa.gov/drifter/drift_madeira_2017_1.html
https://www.facebook.com/kitdomar/

Para saber mais pormenores do resgate, preparação e relançamento do NADA, clique em: www.montanheiros.com

Texto Luís Barcelos