Grupo da Biodiversidade dos Açores coordena mapeamento de invasoras

Na próxima sexta-feira, dia 14 de setembro, celebra-se o Dia da Ecologia (“Ecology Day”), com o objetivo de dar maior visibilidade à ciência ecológica, em todo o país e na Europa. Nos Açores, o Grupo da Biodiversidade dos Açores (GBA/cE3c) irá promover uma manhã de identificação e georreferenciação de espécies de plantas invasoras, de modo a alertar para o problema das invasões biológicas, dar a conhecer as espécies invasoras e estimular a participação da comunidade na conservação da natureza.

No próximo dia 14 de Setembro, o Grupo da Biodiversidade dos Açores (GBA/cE3c) vai mais uma vez coordenar a identificação e o mapeamento de espécies invasoras na Ilha Terceira, desta vez na Mata do Estado (Terra Chã). Conta com a colaboração de várias entidades, entre estas a Associação Os Montanheiros.

O ponto de encontro é na entrada da Universidade dos Açores, (Rua Capitão João d’Ávila, Pico da Urze), pelas 09h45, onde será dada uma breve explicação da actividade e de onde se seguirá para a Mata do Estado. A participação é livre, mas sujeita a inscrição prévia junto da Engª Enésima Mendonça (e-mail: enesima.fe.mendonca@uac.pt; telf. 295 402 200 [ext. 3247].

Em Portugal o Dia da Ecologia (“Ecology Day”) está a ser dinamizado pela SPECO-Sociedade Portuguesa de Ecologia (http://www.speco.pt). O projecto INVASORAS.PT – Açores é uma iniciativa do Grupo da Biodiversidade dos Açores (GBA/cE3c) (http://gba.uac.pt) desde 2015, em colaboração com o projecto Invasoras.pt (http://invasoras.pt).