Montanheiros organizam nova expedição espeleológica às ilhas da Graciosa, Pico e Faial

Este ano, a Associação Os Montanheiros volta a realizar uma expedição espeleológica, denominada Espeleo 2019, a decorrer de 18 a 28 de fevereiro, com a visita às ilhas Graciosa, Pico e Faial.

Os primeiros 3 dias vão ser dedicados à ilha Graciosa, onde se pretende verificar o estado de conservação das cavidades vulcânicas existentes naquela ilha. Os Montanheiros têm uma relação histórica com esta ilha de há muitas décadas. A primeira expedição foi realizada em 1964, um ano após a formação da associação, sucedendo-se outras de então para cá. Nos anos de 1991 e 1993 procurou-se a famosa Furna do João Moreno, descrita pelo Padre Cordeiro como sendo de grandes dimensões. Tal nunca foi comprovado pois nunca se descobriu a sua localização, apesar dos grandes esforços empreendidos no passado. Os Montanheiros foram também responsáveis pela primeira eletrificação da Furna do Enxofre e pelas primeiras podas da vegetação que reveste as aberturas, permitindo um melhor arejamento da atmosfera interior desta gruta, que apresenta por vezes níveis preocupantes de gases tóxicos. 

Na ilha montanha, serão terminados os trabalhos topográficos no Algar/Gruta das Ginjas e explorar novas grutas na zona conhecida por Torrinhas, na encosta nordeste da montanha, uma zona a elevada altitude por vezes difícil de percorrer, uma missão por vezes agravada pelas condições atmosféricas. É uma certeza que na ilha do Pico continuam a existir muitas grutas por descobrir, sendo sempre elevada a expetativa nas expedições feitas a esta ilha.

Finalmente, uma passagem pela ilha do Faial, para comprovar a existência de uma gruta nova referenciada para esta ilha, onde é provável a existência de mais, embora de pequena dimensão.

Como é habitual, integrará esta expedição elementos do Núcleo dos Montanheiros das ilha de São Jorge e da ilha Pico e contamos ainda com o acompanhamento de elementos dos Parques Naturais de cada ilha, e alguns convidados já habituais.

Esteja atento porque cada nova descoberta será devidamente noticiada no site da associação www.montanheiros.com, no facebook http://www.facebook.com/Associa%C3%A7%C3%A3o-Os-Montanheiros-105692642853849/ e nos órgãos da comunicação social. O relatório final da expedição será, como habitualmente, apresentado na edição deste ano da revista da associação “Pingo de Lava”, lançada em dezembro.