Espeleo 2019 já está na Graciosa

Este ano, a Associação Os Montanheiros voltou a realizar uma expedição espeleológica, denominada Espeleo 2019, a decorrer de 18 a 28 de fevereiro, com a visita às ilhas Graciosa, Pico e Faial.

Os primeiros 3 dias foram dedicados à ilha Graciosa, onde se pretendeu verificar o estado de conservação das cavidades vulcânicas existentes naquela ilha.

Os Montanheiros têm uma relação histórica com esta ilha de há muitas décadas, pois a primeira expedição foi realizada em 1964, um ano após a fundação da associação, sucedendo-se outras de então para cá.

Nos anos de 1991 e 1993 procurou-se a famosa Furna do João Moreno, descrita pelo Padre Cordeiro como sendo de grandes dimensões. Tal nunca foi comprovado pois nunca se descobriu a sua localização, apesar dos grandes esforços empreendidos no passado. Os Montanheiros foram também responsáveis pela primeira eletrificação da Furna do Enxofre e pelas primeiras podas da vegetação que reveste as aberturas, permitindo um melhor arejamento da atmosfera interior desta gruta, que apresenta por vezes níveis preocupantes de gases tóxicos. 

Poderá ficar a par da expedição na ilha Graciosa no noticiário da RTP Açores (14min51seg):

https://www.rtp.pt/play/p56/e391157/telejornal-acores