CLUBE DESPORTIVO MONTANHEIROS PROMOVEU ESTÁGIO DE VERÃO EM ESPANHA

Os jovens do Clube Desportivo Montanheiros, terminaram o ano letivo de 2018/2019, com mais um estágio, depois de um primeiro semestre de intenso calendário competitivo e ainda antes das tão merecidas férias de verão. Este foi o primeiro estágio de verão realizado pelo Clube, e o destino escolhido foi Rodellar, na Serra de Guara, Espanha.
Rodellar é uma aldeia na província de Huesca, Aragón, que está localizada na Serra de Guara, às portas do Parque Natural do mesmo nome, que se encontra rodeado pelos abismos do desfiladeiro de Mascún. Conhecido pelas atividades de canyoning, pedestrianismo e como uma das melhores zonas de escalada deportiva do mundo, pelo que é visitado anualmente por milhares de desportistas.
Sem dúvida que é um destino de sonho para qualquer escalador, pelo que não foi de admirar ver escaladores famosos e principiantes, de diversas nacionalidades, desde a Coreia, o Japão, Estados Unidos, Alemanha, França e inclusive alguns portugueses.

Foram quatro dias de intensa atividade, percorrendo alguns dos melhores sectores de escalada desportiva de Rodellar, alguns mesmo junto ao pequeno riacho que serpenteia por entre as falésias, onde depois de uma intensa atividade diária de escalada, nos deleitamos com as suas águas límpidas e refrescantes, rodeados pelas mais belas paredes de escalada do mundo, qual jardim do Eden!
Para além de muita escalada, os nossos jovens atletas puderam também realizar uma atividade de Canyoning, onde nadaram, saltaram, escorregaram, para quase todos, a sua primeira experiência. De realçar que esta atividade teve a sua origem, nestes desfiladeiros, pelo que a experiencia teve um significado ainda mais marcante para todos.

Como cereja no topo do bolo, visitamos a aldeia de Riglos, com os seus “Mallos” de centenas de metros de altura, mesmo encostados à aldeia, compostos de uma rocha única na Europa, o conglomerado, sendo este também, um local de eleição para muitos escaladores, visíveis nas suas encostas trepando por entre fissuras, qual lagartos ao sol.

Em conclusão, este estágio, teve um significado profundo para estes 16 atletas e treinadores, o qual acreditamos ter representado um marco na atividade do clube e que sem dúvida ditará a orientação futura da filosofia por trás do calendário de atividades do Clube Desportivo Montanheiros e da orientação dada aos seus atletas.
O CDM agradece a todos os pais, familiares e amigos que apoiaram e colaboraram para a concretização deste projeto.
Agradecemos ainda aos nossos patrocinadores e instituições que ajudaram a que este projeto visse a luz do dia.

São eles:
Sailtours
Caixa Económica da Misericórdia
Associação Os Montanheiros
Direção Regional da Juventude
Serviço de Desporto da Terceira
Câmara Municipal de Angra do Heroísmo