SECRETÁRIA REGIONAL DA ENERGIA, AMBIENTE E TURISMO VISITOU A ASSOCIAÇÃO OS MONTANHEIROS

Terça, 22 de Outubro de 2019

Numa visita estatutária do Governo à ilha Terceira, a Associação Os Montanheiros teve o prazer de receber a Sra. Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro.

A Sra. Secretária veio acompanhada por Sónia Alves, Diretora do Parque Natural da ilha Terceira e Raquel Ferreira, vereadora da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. Foi feita uma visita guiada à nossa sede e ao museu que está em remodelações, seguiu-se uma reunião com o Presidente da Direção, cujo tema central foi o novo Centro de Interpretação do Algar do Carvão.

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo adiantou que o Governo dos Açores, através da Direção Regional do Ambiente, em parceria com a Associação Os Montanheiros, está a desenvolver o projeto de construção de um Centro de Interpretação e Apoio à Visitação do Monumento Natural do Algar do Carvão, na Terceira.

Marta Guerreiro, que falava à margem de uma reunião com a Direção da associação Os Montanheiros, afirmou que se prevê que “os estudos de arquitetura e engenharia sejam concluídos em breve, de forma a que o projeto seja apresentado no âmbito das comemorações do 56.º aniversário da associação, a 30 de novembro”.

Segundo a governante, o projeto contempla uma área coberta de cerca de 900 m2, traduzindo-se “num espaço de apoio aos visitantes mais amplo, integrando também um circuito expositivo, um pequeno auditório e áreas de receção, bar, loja e instalações sanitárias, bem como no aumento da área de estacionamento e na requalificação do espaço exterior”.

O investimento previsto é de cerca de 1,2 milhões euros, contando com uma dotação de um milhão de euros na proposta de Plano de Investimentos para 2020.

A titular da pasta do Ambiente salientou que, no ano passado, o Algar do Carvão foi a cavidade vulcânica mais visitada na Região.

O Algar do Carvão foi inicialmente classificado como Reserva Natural Geológica, tendo sido reclassificado como Monumento Natural, integrado no Parque Natural da Ilha Terceira desde abril de 2011.

Fonte: Parques Naturais dos Açores (Facebook)