Montanheiros descobrem nova gruta na ilha Terceira

Após trabalhos de campo no início do ano, na zona dos Biscoitos, foram descobertas várias aberturas, que potencialmente poderiam ser entradas de novas cavidades vulcânicas. Nas atividades exploratórias que se seguiram, uma dessas aberturas dava de facto acesso a um tubo lávico desconhecido dos terceirenses. A nova gruta, batizada de Gruta do Tanque por estar próxima de um bebedouro de água, foi explorada em dois dias, devido em parte à dificuldade de alguns rastejos que apresentava. Como habitualmente acontece foi feito o levantamento fotográfico e topográfico.
A gruta apresenta 3 aberturas para o exterior, que contribuem para a entrada de alguma lama e humidade. Apesar do tubo principal não ser muito extenso, a gruta possui um comprimento total de 305,85 m, mercê das várias ramificações e tubos sobrepostos que possui.
Não sendo das grutas mais exuberantes nas suas dimensões e nas formações que apresenta, possui no entanto, no seu interior, diversos espeleotemas como: lavas AA e pahoehoe, levões, estalactites lávicas e pequenos depósitos de sílica. As raízes que pendem no seu interior ajudam a alimentar alguns artrópodes que foram observados. Nalguns pontos do teto surgem bolores amarelos e brancos. A última gruta descoberta na ilha Terceira foi há 7 anos, pelo que a Associação Os Montanheiros congratula-se com esta nova descoberta, que vem aumentar para 66 o número de cavidades vulcânicas com localização conhecida, nesta ilha.