Montanheiros celebram 43º aniversário com atividades abertas ao público

Os Montanheiros comemoram o seu 43º aniversário no práximo dia 1 de Dezembro. Integradas nas comemorações estão previstas algumas actividades abertas ao público. No dia 30 de Novembro, na sede da associação, pelas 20:00 será aberto o museu vulcanoespeleológico a todos que o queiram visitar, seguindo-se pelas 21:30 a sessão solene do aniversário, onde será orador o Prof. Paulo Borges do Departamento de Geociências da Universidade dos Açores, que irá desenvolver o tema: “Ambientes litorais e perigos costeiros nos Açores”.
No dia 1 de Dezembro pelas 8:00 tem lugar a Alvorada com o hastear da bandeira e onde se esperam os cumprimentos das filarmónicas desta cidade com o toque do hino dos Montanheiros. Pelas 09:30 na igreja da Sá há a missa por alma dos sócios falecidos.
Pelas 15:00, no Algar do Carvão, terá lugar a grande corrida “Degraus do Algar do Carvão”, prova por escalões, onde os participantes terão de subir, em contra-relógio, deste a parte mais baixa junto à lagoa até ao marco no cimo do Pico do Carvão. Os melhores atletas serão premiados com troféus e prémios. As inscrições para esta prova poderão ser feitas pessoalmente ou telefonando para a sede da associação.
No Sábado 2 de Dezembro, entre as 9:00 e as 13:00 decorrerá uma competição de escalada no ginásio da Escola Padre Jerónimo Emiliano de Andrade, também por escalões, onde também serão premiados os melhores atletas. Ainda durante o mês de Dezembro, no dia de Natal pelas 11 horas seré realizada a missa na Gruta do Natal, e para a qual se espera novamente uma boa afluência participantes.