Orient_Urbe 2007

ORI-URBE – 26MAIO07 – Prova de Orientação em meio urbano
Orienteering event on town center of Angra do Heroísmo
INFORMAÇÕES
ORGANIZAÇÃO
São entidades organizadoras deste evento:
OS MONTANHEIROS – www.montanheiros.com
CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DO HEROÍSMO – www.cm-angra.pt ORIENTAÇÃO
O que é?
ORIENTAÇÃO – DESPORTO PARA TODA A VIDA
A Orientação é uma das modalidades desportivas que mais tem crescido nos últimos anos em Portugal ! A competição concilia-se com o lazer, num espaço que proporciona um permanente contacto com a Natureza. Cada pessoa escolhe o seu ritmo em função dos desafios que determinou, encontrando-se consigo mesma e, simultaneamente, permitindo conhecer novas pessoas, fazer novos amigos.
Percurso de orientação Um percurso de orientação é constituído por uma partida, uma série de pontos de controle identificados por círculos no mapa, unidos por linhas rectas e numerados na ordem pela qual devem ser visitados, e por uma meta. Os círculos dos pontos de controle têm como centro o objecto ou característica de terreno que tem de ser encontrada. Existe uma sinalética que define a natureza desse objecto ou característica. No terreno, uma baliza marca o local que o ‘Orientista’ tem de encontrar. Para provar que um ponto de controle foi visitado, o ‘Orientista’ um cartão de controle caso esteja a ser usado um sistema de perfuração – picotador, também conhecido por ‘alicate’). Num percurso tradicional de orientação, terão de ser visitados todos os pontos de controle sob pena de desclassificação. O percurso a seguir entre os pontos de controle não está definido, e é decidido por cada participante. Este elemento de escolha do percurso e a capacidade de se orientar através da floresta ou outras áreas urbanas, são a essência da orientação. A maioria das provas de orientação utilizam partidas intervaladas para que o ‘orientista’ tenha a possibilidade de realizar as suas próprias opções. Mas existem muitas outras formas populares, incluindo estafetas e provas onde o objectivo é encontrar o máximo de pontos de controle num determinado tempo Cada pessoa escolhe o seu ritmo em função dos desafios que determinou, encontrando-se consigo mesma e, simultaneamente, permitindo conhecer novas pessoas, fazer novos amigos. In site da Federação Portuguesa de Orientação
www.fpo.pt
Mapa
Será utilizado um mapa novo à escala 1:5000, com equidistância de 5m, produzido em Maio de 2007. Recortes do mapa da prova LEGENDA DO MAPA
A legenda do mapa também estará imprimida no mesmo e será igual à seguinte:
PARTICIPAÇÃO
Podem participar todas as pessoas que se tenham inscrito nos termos e nos prazos previamente determinados e publicitados pela organização.
Podem participar todas as pessoas de qualquer idade.
Aconselha-se que os jovens interiores a 12 anos realizem o percurso acompanhados e/ou em grupo
INSCRIÇÕES
As inscrições são grátis.
As inscrições estão abertas até ao dia 24 de Maio na sede dos Montanheiros ou no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.
Os interessados deverão mostrar o Bilhete de Identidade (ou cópia) ou outro documento legal que indique o nome e data de nascimento. Deverão ainda preencher uma Ficha de Inscrição/Termo de Responsabilidade.
Não foi fixado limite para número de inscritos.
As inscrições no dia da prova ficam limitadas à existência de mapa. PROGRAMA
16:30 – Abertura do Secretariado o Para levantamento dos cartões de controle. o Para eventuais inscrições (caso existam mapas disponíveis)
17:00 – A concentração de todos os participantes será feita na Praça Velha.
17:10 – Haverá lugar a um briefing sobre a prova.
17:30 – Inácio da competição.
A hora de entrega de prémios será definida no dia da prova (depende do número de inscritos).
A prova irá realizar-se ao longo de todo o centro histórico da Cidade de Angra do Heroísmo.
MATERIAL E EQUIPAMENTO
Basicamente, para praticar orientação você necessita apenas de um mapa. Tradicionalmente, a bússola é o principal auxiliar para se conseguir encontrar o nosso objectivo, mas não é essencial. Existem muitos outros métodos para encontrar o Norte.
Será permitido nesta prova apenas o seguinte material e equipamento individual: bússola (lápis ou caneta se for necessário)
A organização não é responsável pelo equipamento individual.
A organização não é responsável por fornecer aos participantes material e equipamento individual de orientação, ou pela sua segurança. Tais responsabilidades devem ser assumidas pelos próprios participantes.
No entanto, a organização poderá disponibilizar algum material (e.g. bússolas) se os participantes não o possuírem dentro das limitações existentes.
A organização fornecerá o mapa no momento da partida e um cartão de controlo no secretariado antes da partida.
ESCALÕES
Com base na idade e sexo dos eventuais participantes foram definidos 9 escalçoes.
O participante será inscrito no escalão correspondente, de acordo com o sexo e com a idade do mesmo à data da prova.
OPEN
Pares ou grupos de qualquer idade e sexo (os atletas até 12 de preferência acompanhados) Juvenis Masculinos / Juvenis Femininos
praticantes de 13 a 15 anos de idade Juniores Masculinos / Juniores Femininos
praticantes de 16 a 19 anos de idade Seniores Masculinos / Seniores Femininos
praticantes de 20 a 34 anos de idade Veteranos Masculinos / Veteranos Femininos
praticantes com 35 anos de idade ou mais
PARTIDA
A partida será por tempo intervalado (2º ou 3º entre cada atleta).
A partida e chegada da prova será no centro de Angra em frente à Câmara Municipal.
A hora da partida de cada praticante estará indicada no painel das informações antes da partida e dependerá do número de inscritos e da ordem de inscrição.
Todos os atletas serão chamados para a linha de partida 1 minuto antes do seu tempo de partida.
Na partida, cada praticante recebe um mapa onde estão marcados pequenos círculos que correspondem a pontos de controlo, materializados no terreno pelas “balizas” (prismas de cores laranja e branca), que estão acompanhadas de um pequeno alicate vermelho. SISTEMA DE CONTROLO
O cartão de controlo deverá ser levantado no secretariado antes da partida.
O praticante comprova a passagem por cada ponto picotando o seu cartão de controlo Exemplo do cartão de controlo a fornecer pela organização Cada praticante deverá respeitar a ordem dos pontos de controlo assinalados no mapa.
A escolha do itinerário entre cada ponto de controlo é uma opção do próprio praticante.
Só serão contabilizados e validados os pontos que se encontrarem picotados na respectiva área do cartão de controlo.
Em caso de erro o praticante deverá picotar a confirmação nas reservas (R1, R2 ou R3) do cartão. CLASSIFICAÇÃO
Finda a prova, a classificação dos participantes, dentro de cada ESCALãO, será feita do seguinte modo: o 1ºs lugares para os participantes que executem na ordem correcta todos os pontos de controlo validados, no menor tempo possível; o Restantes lugares para os participantes com o 2º maior número de pontos de controlo validados no menor tempo possível; o Assim sucessivamente até à última posição.
DISTINÇÕES E PRÉMIOS
Será distinguido o 1º, 2º e 3º classificado de cada escalão pela atribuição de um troféu e/ou de um prémio a definir pela Organização. INFORMAÇÕES TÉCNICAS Escalõo/ Pontos/ Dist (m) 1)/ Desnível 2) Juv Mas 13/ 2000/ 60 Jun Mas 18/ 3300/ 90 Sen Mas 20/ 3800/ 140 Vet Mas 18/ 3300/ 90 Open 13/ 2000/ 60 Juv Fem 13/ 2000/ 60 Jun Fem 13/ 2700/ 90 Sen Fem 18/ 3300/ 90 Vet Fem 13/ 2700/ 90 1) Distância linear do percurso em metros 2) Desnível acumulado do percurso em metros
RECLAMAÇÕES
Poderão ser efectuadas reclamações junto da organização 30 minutos após a fixação dos resultados.
CASOS OMISSOS
Assume a organização o direito e responsabilidade de deliberar sobre todas as demais questões, não previstas neste documento, auscultando os intervenientes que achar necessário e decidindo em conformidade aplicando subsidiariamente o Regulamento de Competições da Federação Portuguesa de Orientação.
CONTACTOS ÚTEIS: Montanheiros: 295 212 992 , Email: montanheiros@montanheiros.com Câmara Municipal de Angra do Heroísmo: 295 206 120