(Geo)diversidades agora no jornal Açoriano Oriental

No passado dia 21 Março, o Geoparque Açores entrou para a Rede Europeia e Geral da UNESCO por votação unânime por parte do Comité de Coordenação da Rede Europeia e Geral de Geoparques. Isto foi um culminar de um processo que teve início em 2010 com a criação da Associação GeoAçores.

O Geoparque Açores é o 91º a ingressar, num leque global de vinte sete países, proporcionando uma vertente inédita à Rede, que é o fator “arquipélago”

Dos cento e vinte um geossítios dos Açores, sete destes encontram-se na ilha Terceira e são estes: o Algar do Carvão, a Caldeira Guilherme Moniz, Caldeira de Santa Bárbara & Mistérios Negros, Furnas do Enxofre, Monte Brasil, Pico Alto-Biscoito Rachado-Biscoito da Ferraria e a Ponta da Serreta & escoadas traquíticas.

O Geoparque tem vários parceiros, entre outros, a Associação Os Montanheiros.

Para além do site oficial (www.azoresgeopark.com) o Geoparque Açores tem agora mais um espaço informativo e de divulgação de atividades no Jornal Açoriano Oriental. No passado domingo houve destaque para a vulcanologia da ilha Terceira e para o Museu Vulcanoespeleológico Machado Fagundes, sito na sede da Associação Os Montanheiros.

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Terra e Dia Nacional do Património Geológico, que se celebram anualmente a 22 de abril, o Geoparque Açores em colaboração com a Rede Regional de Ecotecas do Governo dos Açores editou o guia infantil “Os vulcões dos Açores”, uma publicação que se destina às crianças do 1º e 2º ciclo e tem como principal objetivo despertá-las para temáticas como a Vulcanologia e a Proteção Civil, as Ciências da Terra e o papel dos geólogos, bem como para aspetos da formação das ilhas dos Açores e os seus principais vulcões. Este guia será distribuído gratuitamente a todas as escolas do 1º e 2º ciclo da Região, Delegações de Ilha do Geoparque, Bibliotecas Públicas e Municipais, Centros Ambientais e Centros de Ciência parceiros do Geoparque, ficará disponível para consulta ou empréstimo em todas as Ecotecas e também estará disponível online no site do Geoparque Açores e no Portal Educar para o Ambiente. Caso queira o consultar, poderá dirigir-se à Associação Os Montanheiros ou ao centro de visitantes do Algar do Carvão e Gruta do Natal.