Atividades realizadas nas comemorações do Dia Mundial da água: limpeza de parte da Ribeira de S. Bento e visita da ETA da Furna de Água e à Furna do Cabrito

Limpeza de parte da Ribeira de São Bento

Tal como planeado, no passado dia 21, numa parceria entre a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, a Associação Os Montanheiros, a Junta de Freguesia de S. Bento e a EcoEscola EB 1,2,3/JI de Angra do Heroísmo, um total de 18 pessoas estiveram envolvidas na limpeza de um troço de 550 metros da Ribeira de São Bento.


Para além do simbolismo com que se revestiu esta ação, que contou com a participação de jovens estudantes que se encontram a desenvolver atividades ao nível da proteção ambiental, no projeto EcoEscola em que a EB 1,2,3/JI está envolvida, teve ainda um impacto efetivo com a limpeza de cerca de 200 kg de resíduos do leito e margens da ribeira. A ação serviu ainda para alertar para outras situações cuja resolução não podia ser imediata.

Visita à ETA da Furna de Água e à Furna do Cabrito

No passado sábado, reuniu-se um grupo de 24 elementos na Estação de Tratamento de Águas, junto à Furna de Água. A visita foi guiada por responsáveis dos Serviços Municipalizados de Angra do Heroísmo e da Associação Os Montanheiros.

O Eng. Humberto Bettencourt  dos SMAH começou por explicar aos presentes a forma como funcionava a captação e canalização da água para a ETA, bem como a sua distribuição pelo concelho, tendo entregue a todos um mapa onde era possível compreender melhor o que era explicado. Ao técnico Leopoldino Tavares coube fazer a visita guiada à ETA e explicar como era feito o tratamento das águas para consumo, seguindo-se uma breve visita à Furna de Água.

Junto à Furna do Cabrito, e antes de proceder à entrada e descer até às nascentes subterrâneas o Eng. Paulo Barcelos, da Associação Os Montanheiros, fez algumas considerações sobre a geologia do local e sobre a gruta que se iria visitar, justificando assim o aparecimento das referidas nascentes no seu interior.

A visita fez com total segurança, surpreendendo agradavelmente muitos dos participantes que puderam apreciar, pela primeira vez, os volumosos caudais de água das nascentes desta Furna do Cabrito. Infelizmente para alguns mais aventureiros, não estavam previstas incursões ao longo do tubo lávico, por onde a água é transportada em antigas condutas construídas pelo homem.