Travessia Radical, 25 e 26 abril

INSCRIÇÕES ENCERRADAS A 23 ABRIL ÀS 17H

Evento organizado pela ASSOCIAÇÃO OS MONTANHEIROS e pelo REGIMENTO DE GUARNIÇÃO Nº 1, com o apoio da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e do Parque Natural da Ilha Terceira.

Há 17 anos a associação organizou um evento semelhante, denominado “Travessia Radical” não tanto pela componente de “aventura” que envolve, mas porque fisicamente é um bocado mais exigente do que as nossas normais caminhadas. Trata-se de uma caminhada em dois dias, num total de cerca de 36 km, com pernoita junto ao Pico dos Pedreiros.

O percurso possibilita observar-se um conjunto muito diversificado de elementos geológicos, paisagem e biodiversidade

A prova, com inscrição gratuita, está limitada a um número máximo de 40 participantes, que serão sujeitos a uma seleção, caso esse número seja ultrapassado, com base em critérios como a idade, serem sócios da associação e outros, à consideração da Organização. As inscrições irão decorrer a partir do dia 10 de abril até ao dia 23 abril, na sede da Associação os Montanheiros, abertos de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h. Não se aceitam inscrições de crianças (idade inferior a 16 anos).

É necessário que os participantes tenham boa condição física, experiência neste tipo de caminhadas, que levem víveres para 2 dias e um bom espírito de equipa.

DIA 25 DE ABRIL (sexta-feira)

Farol da Serreta / Pico da Bagacina

8:30 Concentração junto ao Pico da Bagacina (tentadero da Florestal)

Os participantes deslocam-se daqui até o Pico dos Pedreiros (local onde será montado o acampamento).

O participante poderá transportar durante toda a caminhada todo o material que precisa para a mesma, no entanto é aconselhado que comecem o passeio com apenas o necessário para o primeiro dia e que deixem com a ORGANIZAÇÃO, ou no interior das suas viaturas, o material para a sua pernoita e para as refeições do final do dia 25 e para o segundo dia.

8:45 Saída do Pico dos Pedreiros em direção à Ponta da Serreta

A quem não tiver boleia própria será providenciado transporte aos participantes até ao local do início da caminhada.

9:15 Início da caminhada na Ponta da Serreta

O primeiro dia, de caminhada mais intensa, terá um total de cerca de 17 km, começando aos 20 m de altitude, subindo até aos 900 m e descendo ao 520 m no local de acampamento.

17:30 Chegada ao acampamento

À chegada ao acampamento a ORGANIZAÇÃO terá já montado tendas comunitárias, onde os participantes podem descansar e pernoitar. Aqueles que o preferirem podem, em alternativa montar a sua própria tenda.

DIA 26 DE ABRIL (sábado)

Pico da Bagacina / Cabo da Praia

9:30 Saída do Pico da Bagacina em direção ao Cabo da Praia.

O segundo dia de caminhada envolve menor dificuldade quanto ao terreno mas é maior a extensão a percorrer, cerca de 19 km. Acresce o cansaço do primeiro dia.

17:00 Chegada à Riviera – Cabo da Praia.

O passeio termina com todos os participantes a tocarem as águas do Atlântico. Poderão ter uma boleia à vossa espera ou a ORGANIZAÇÃO providenciará o transporte até ao Pico da Bagacina para recolherem as vossas viaturas ou até ao centro de Angra.