“Caminhar pelo coração” no dia 7 de maio

No mês de maio, o Clube de Saúde Escolar da Escola Básica Integrada da Praia da Vitória associa-se à comemoração do mês do Coração. Um pouco por todo o país, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC – www.spc.pt) e outras organizações congéneres, promovem diversas atividades visando a sensibilização e a prevenção de doenças cardiovasculares (DCV), que continuam a ser a principal causa de morte em Portugal. A reabilitação cardíaca é também cada vez mais abordada pela importância que tem na recuperação das pessoas que sofreram DCV e na prevenção de incidentes secundários.

Então, no próximo dia 7 de maio, o Clube de Saúde Escolar da nossa escola organiza uma caminhada saudável, visando a comemoração do mês do coração.

“CAMINHAR PELO CORAÇÃO” é uma atividade aberta a toda a população de todas as escolas do Concelho da Praia da Vitória e terá a preciosa colaboração da Câmara Municipal da Praia da Vitória e Centro de Saúde da Praia da Vitória.

Convidamos toda a população a caminhar para pôr a funcionar esse órgão vital de todo o Ser Humano mas também visitar e dar vida ao coração da nossa ilha.

Seguem-se as principais linhas orientadoras da atividade.
CAMINHAR PELO CORAÇÃO

Tipo de atividade:

-Caminhada em meio rural e na zona costeira;

-Observação de aves no Paul da Pedreira do Cabo da Praia;

 -Visita à Gruta da Furna da Madre de Deus;

 -Visita ao Forte de Santa Catarina;

Local: Freguesias de Fonte do Bastardo (início junto do Pavilhão Municipal), Porto Martins e Cabo da Praia (termina junto ao Forte de Santa Catarina).

Data: 7 de Maio de 2016, entre as 10h e as 13h.

Organização: Equipa de SAÚDE ESCOLAR da Escola EBI Praia da Vitória.

Colaboração: Escolas EBI Praia da Vitória e Secundária Vitorino Nemésio, Associações de Pais das escolas do Concelho, Câmara Municipal da Praia da Vitória, Junta de freguesia da Fonte do Bastardo, Junta de freguesia de Porto Martins, Junta de freguesia de Cabo da Praia, Associação os Montanheiros, Proteção Civil, Frutas Luís Vicente, Centro de Saúde da Praia da Vitória, Polícia de Segurança Pública da Praia da Vitória, Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória.

Participantes: Alunos, Professores, auxiliares da Educação, Encarregados de Educação e familiares.

Objetivos da atividade:

  1. Promover a atividade física regular a todos os participantes, em especial à população escolar do Concelho da Praia da Vitória;
  2. Desenvolver hábitos de vida saudável;
  3. Convívio entre todos os participantes da atividade e também com a população local;
  4. Dar a conhecer locais e percursos pouco frequentados pela população e com uma beleza rara ou mesmo com importância na história da região.
  5. Abrir os portões das nossas escolas para levar os nossos alunos a conhecer alguns locais de interesse no Concelho (Gruta da Furna da Madre de Deus, Porto de D. Fernando, Piscinas de Porto Martins, Paul da Pedreira do Cabo da Praia, Forte de Santa Catarina) e interagir com a população local.
  6. Possibilitar que as várias escolas do concelho partilhem momentos únicos de agradável convívio, através de uma atividade desportiva, com convite extensível a todos os familiares e amigos da população das escolas do Concelho da Praia da Vitória. (Este ano letivo organiza a EBIPV na zona da Praia da Vitória, num próximo poderá ser a EBI dos Biscoitos ou a ES Vitorino Nemésio).
  7. Promover a interdisciplinaridade dos vários departamentos das escolas (história, Ciências, Educação Visual, Educação Física…)

PARTICIPE….O SEU CORAÇÃO AGRADECE!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *