Acompanhamento de equipa de resgate de espeleólogos ingleses

No dia 8 de novembro de 2017 dois elementos da direção do Núcleo dos Montanheiros de São Jorge, Mónica Gonçalves e Odília Teixeira, acompanharam um grupo de voluntários da British Cave Rescue Council de Inglaterra, especializado em resgates em cavidades vulcânicas. A equipa, composta por Emma Porter, Dave, Mike e Josh Rowson, contatou o Núcleo dos Montanheiros de São Jorge a fim de os acompanharem na visita a algumas grutas de São Jorge.

Como só estavam cerca de 7 horas na ilha, visitaram apenas a Gruta da Beira e a Gruta do Leão, despendendo mais tempo nesta última por apresentar maior dificuldade de acesso em virtude de ser necessário a utilização de equipamento de espeleologia vertical e a abertura do algar ser de reduzidas dimensões.

Este grupo partilhou connosco alguns conhecimentos e práticas de espeleologia, utilização de equipamento e técnicas de segurança e resgate em cavidades vulcânicas. Desta experiência resultou um excelente contato para futuras atividades, para colaboração com a Associação Os Montanheiros, esclarecimento de dúvidas e a possibilidade de um futuro intercâmbio e a vontade de regressar às ilhas.