Dias verdes: DIA EUROPEU DOS PARQUES – 24 MAIO

O Dia Europeu dos Parques surge em 1999, para comemorar as Áreas Protegidas em toda a Europa, numa iniciativa da Federação EUROPARC, uma organização não-governamental membro da IUCN. Fundada em 1973 esta entidade tornou-se na maior rede de áreas protegidas da Europa, atualmente com mais de 420 membros de 35 países.
O dia 24 de maio foi escolhido por ser aquele em que foi fundado, em 1909, o primeiro parque nacional da Europa, o Parque de Hamra na Suécia. Nesse ano foram criados 9 parques nacionais nesse país. Refira-se, no entanto, que o mais antigo parque nacional do mundo, criado a 1 de março de 1872, foi o Parque de Yellowstone, nos Estados Unidos, com uma superfície aproximada a 900 000 ha.
Um parque natural é uma unidade geográfica/administrativa, criado com o objetivo de preservar o património natural e cultural de uma região. Está sempre implícito, num parque, a relação do homem com o espaço que compõe o território.
Englobam áreas protegidas terrestres ou marinhas, monumentos naturais, geossítios, elementos arqueológicos, bens culturais relevantes ou outros recursos de valor. São diversos valores ecológicos e paisagísticos, de importância científica, cultural e social.
Apesar das limitações à ação humana, os parques têm subjacente a intenção de proporcionar, à população local e visitante, um ambiente de descanso ou recreação. Podem possuir áreas para acampamento, para realização de desportos de natureza, piqueniques ou possuir diversas valências de apoio à visitação turística, o que se coaduna com as áreas muitas vezes de grandes
dimensões que formam os parques.
Atualmente em Portugal continental existem 13 Parques Naturais. Nos Açores foi criado um por cada ilha: em 2008 nas ilhas do Corvo, Pico, Faial, Graciosa, São Miguel, Santa Maria, e em 2011 nas Flores, São Jorge e Terceira. Foi criado ainda um Parque Marinho dos Açores. Os Açores associaram-se em 2013, pela primeira vez, à comemoração do Dia Europeu dos Parques Naturais.
O contato com a natureza é importante para a saúde das pessoas, pelo bem-estar e estilo de via ativo que proporciona. Por esta razão, e porque também é importante manter os parques em boas condições, foi escolhido para as comemorações deste ano o tema “Parques pela Saúde” (Parks for health).

Os parques nacionais europeus organizam anualmente várias atividades, não só neste dia mas durante todo o ano, com o objetivo de aumentar a consciencialização do público para as belezas e valores do património que encerram. Ao mesmo tempo um convite a conhecer.
Nos Açores os Parques Naturais promovem atividades dirigidas à população. Numa altura em se dá por toda a Europa o desconfinamento, aconselhamos que aproveite este dia de domingo para manter essa
ligação com a natureza, com uma caminhada (controlada) por um dos parques naturais que este país tem para mostrar.

https://www.europarc.org/nature/european-day-of-parks/http://parquesnaturais.azores.gov.pt

Paulo Barcelos*
Presidente da Direção da Associação Os Montanheiros

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *