Dias verdes: DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA – 28 JULHO

DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA – 28 JULHO

O dia 28 de julho é comemorado em diversos países como o Dia Nacional da Conservação da Natureza. Ao contrário de outros, este não foi instituído pelas Nações Unidas nem faz parte da lista de dias internacionais que seguem.

Em Portugal o Dia Nacional da Conservação da Natureza foi oficialmente instituído por Resolução do Conselho de Ministros n. º73/98, de 29 de junho, aproveitando o facto para homenagear a Liga para a Proteção da Natureza (LPN), a mais antiga associação de defesa do ambiente do país, que nesse ano e dia comemorou o seu 50º aniversário.

Tem por objetivo consciencializar as populações para a proteção e conservação da Natureza e o uso racional dos recursos naturais. Destruição das florestas, poluição provocada pelo desenvolvimento industrial, comércio ilegal de animais selvagens, sobre-exploração de recursos, são algumas das ameaças diretas, mais atuais e preocupantes, à conservação da natureza. Por outro lado, o aquecimento global, o aumento do nível das águas do mar, a maior frequência de desastres naturais, e o surgimento de novas pragas e doenças são exemplos de desequilíbrio naturais preocupantes, muitos deles fortemente relacionados com a ação humana.

Todos os anos são realizadas iniciativas, um pouco por todo o mundo, para se trabalhar esta questão a uma escala local, nacional e global. As iniciativas realizadas, abertas à participação da população em geral, são normalmente ações de limpezas, florestais e de orlas costeiras, plantações e sementeiras, e atividades pedagógicas com a participação das crianças. Este ano, estas atividades de consciencialização não ocorreram. Fica aqui um convite à reflexão sobre este assunto e, se for possível, dê um passeio ou assista a um documentário sobre natureza.

Um ambiente e uma natureza saudáveis são a base para uma sociedade salutar, produtiva e sustentável para as gerações futuras.

Dias verdes
Paulo Barcelos
* Presidente da Direção da Associação Os Montanheiros

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *