MONTANHEIROS REALIZARAM TRABALHOS DE LIMPEZA DE INFESTANTES NO INTERIOR DA CALDEIRA DO CALDEIRÃO VERDE, NA ILHA DO FAIAL

A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, através da Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, no âmbito do projeto LIFE VIDALIA, organizou no passado dia 12 de março uma intervenção em altitude para o controlo de espécies invasoras.

A intervenção, realizada no interior do Caldeirão do Cabeço Verde, no Faial, teve como alvo o controlo de espécies como o como o feto-azevinho (𝘊𝘺𝘳𝘵𝘰𝘮𝘪𝘶𝘮 𝘧𝘢𝘭𝘤𝘢𝘵𝘶𝘮), silvado-bravo (𝘙𝘶𝘣𝘶𝘴 𝘶𝘭𝘮𝘪𝘧𝘰𝘭𝘪𝘶𝘴) e roca-de-velha (𝘏𝘦𝘥𝘺𝘤𝘩𝘪𝘶𝘮 𝘨𝘢𝘳𝘥𝘯𝘦𝘳𝘪𝘢𝘯𝘶𝘮).Durante a ação, foi colhido pela primeira vez material vegetal de visgo (𝘛𝘰𝘭𝘱𝘪𝘴 𝘴𝘶𝘤𝘤𝘶𝘭𝘦𝘯𝘵𝘢), o que permitiu finalmente iniciar os trabalhos de propagação desta espécie em vias de extinção no Faial.

Os trabalhos foram realizados pela Associação “Os Montanheiros”, com recurso a cordas e a técnicas de escalada, o que permitiu alcançar a população de visgo que o botânico Hanno Schäfer identificou em 1999 e que, até agora, e apesar das várias tentativas e abordagens, se havia mantido inacessível. O visgo (𝘛𝘰𝘭𝘱𝘪𝘴 𝘴𝘶𝘤𝘤𝘶𝘭𝘦𝘯𝘵𝘢) é uma espécie rara nos Açores, sendo que a sua população – composta apenas por dois indivíduos num talude instável no interior do Caldeirão do Cabeço Verde – é a única nesta ilha. Após a colheita do material, o trabalho de propagação foi iniciado no viveiro de plantas raras do Jardim Botânico do Faial, com recurso a estacas de visgo colocadas em substrato para formarem raízes. Com esta intervenção foi dado um importante passo para concretizar o sonho antigo de preservar a única população de visgo do Faial. O Caldeirão do Cabeço Verde localiza-se no interior da ilha, a uma altitude de cerca de 400 metros. Em 1999, o botânico Hanno Schäfer identificou, neste local, um curioso núcleo de espécies tipicamente costeiras, como salsa-burra (𝘋𝘢𝘶𝘤𝘶𝘴 𝘤𝘢𝘳𝘰𝘵𝘢 subsp. 𝘢𝘻𝘰𝘳𝘪𝘤𝘶𝘴), cubres (𝘚𝘰𝘭𝘪𝘥𝘢𝘨𝘰 𝘢𝘻𝘰𝘳𝘪𝘤𝘢), visgo (𝘛𝘰𝘭𝘱𝘪𝘴 𝘴𝘶𝘤𝘤𝘶𝘭𝘦𝘯𝘵𝘢) e vidália (𝘈𝘻𝘰𝘳𝘪𝘯𝘢 𝘷𝘪𝘥𝘢𝘭𝘪𝘪). Esta descoberta, além de surpreendente, foi de grande importância, pois à data não havia registo de populações naturais de vidália nem de visgo no Faial. Em 2018, a existência destas espécies levou a que se implementasse neste local a única área de intervenção do projeto LIFE VIDALIA localizada longe da costa. O LIFE VIDALIA é um projeto cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia e tem um total de investimento de cerca de 1,8 milhões de euros para reforçar as populações naturais das espécies vidália (𝘈𝘻𝘰𝘳𝘪𝘯𝘢 𝘷𝘪𝘥𝘢𝘭𝘪𝘪) e lótus (𝘓𝘰𝘵𝘶𝘴 𝘢𝘻𝘰𝘳𝘪𝘤𝘶𝘴), melhorar os seus habitats e, ao mesmo tempo, reduzir os seus fatores de ameaça, com trabalhos de conservação que abrangem todos os sítios da Rede Natura 2000 nas ilhas do Pico, Faial e São Jorge.Até 2023, estima-se aumentar nestas ilhas os efetivos populacionais de vidália (𝘈𝘻𝘰𝘳𝘪𝘯𝘢 𝘷𝘪𝘥𝘢𝘭𝘪𝘪) em mais de 200% e de lótus (𝘓𝘰𝘵𝘶𝘴 𝘢𝘻𝘰𝘳𝘪𝘤𝘶𝘴) em mais de 400%.

Foto: Governo Regional dos Açores | SRAAC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *