CENSO DOS MILHAFRES 2023 NOS AÇORES

1 e 2 abril | Arquipélago dos Açores

Há mais de 17 anos, que a SPEA coordena anualmente o Censo dos Milhafres / Mantas nos arquipélagos dos Açores e Madeira. Esta iniciativa pretende acompanhar o estado da população da maior ave de rapina destes arquipélagos. A Associação Os Montanheiros mais uma vez colabora com essa iniciativa, na sua divulgação e com a sua participação no censo.

Esta é uma subespécie distinta daquela que é a águia-de-asa-redonda presente em Portugal Continental,  a manta (Buteo buteo harterti) na Madeira, e o milhafre (Buteo buteo rothschildi) nos Açores.

Quais as ameaças que esta ave enfrenta?

O envenenamento, a electrocução em linhas elétricas e o atropelamento são as principais ameaças que enfrenta.

Onde procurar esta ave?

Observa-se a planar em círculos a grande altitude e ocupa diversos habitats desde zonas florestais, áreas costeiras, pastagens e até mesmo em zonas urbanas.

Quantos milhafres existem?

A estimativa anterior de milhafres é de 2082 aves no arquipélago dos Açores. Contamos com o seu apoio para continuar a acompanhar a única ave de rapina diurna dos Açores em 2023.

Queres ser voluntário?

Para participar não precisa de conhecimentos aprofundados

– Escolha a sua rota

– Faça a sua inscrição

– Imprima a folha de registo e coloque o dístico no carro

Vá com família e amigos contar milhafres!

Se tem dúvidas, poderá assistir a um Webinar, no dia 17 março, entre as 18h30 e as 19h30 (hora do Continente).

Neste webinar, falarão sobre estas duas subespécies de águia-de-asa-redonda (Buteo buteo rothschildi e Buteo buteo harterti) que encontramos no arquipélago dos Açores e da Madeira, respetivamente.

Ficará, também, a conhecer os resultados dos censos de Milhafres/Mantas anteriores com explicação da metodologia e dados da biologia da espécie.

Para se inscrever no webinar e no censo, clique em: https://mkt.spea.pt/vl/64558-dde60-9-acc320516172d8a99539753-fc6eAQeJpaxegGiefc816b73b2

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *