Perguntas Frequentes

É POSSÍVEL VISITAR AS GRUTAS DURANTE TODO O ANO?
Sim, é possível. A visitação às grutas faz-se em duas temporadas, aberturas diárias, de Abril a Setembro, e as aberturas semanais em dias fixos, de Outubro a Março, às terças quartas, sextas e sábados.

É NECESSÁRIO FAZER RESERVA?
Não é necessário durante a temporada de aberturas diárias. Só para marcação de aberturas extraordinárias.

COMO FUNCIONAM AS ABERTURAS EXTRAODINÁRIAS?
As aberturas extraordinárias são apenas durante a temporada de aberturas semanais em dias fixos, de outubro a março, para grupos até 30 pax que não possam visitar nos dias de abertura. O preço mínimo é de 270 euros e a reserva deverá ser antes das 48 horas (dias úteis).

OS BILHETES SÃO ADQUIRIDOS ONDE?
Os bilhetes são adquiridos no local.

QUAIS OS MODOS DE PAGAMENTO?
Os modos de pagamento são a dinheiro, MB e Cartão de crédito.

QUAL A DURAÇÃO DA VISITA?
A visita dura em média, em cada gruta, 20-30 minutos.

QUAIS AS DIFICULDADES DE VISITAÇÃO DAS GRUTAS?
No Algar do Carvão o acesso à gruta é feito por um túnel estreito e a descida feita por degraus, que ligam a vários patamares. O total de degraus é de 338 degraus. O piso é cimentado e está constantemente molhado. No interior do algar está sempre a pingar água e a temperatura média é de 12 a 13ºC.
Na Gruta do Natal o acesso à gruta é feita por dois pequenos lances de escadas e depois o visitante caminha sobre o piso original da gruta, que é irregular. Há um percurso na gruta que se aconselha apenas aos mais aventureiros. No interior da gruta está sempre a pingar água e a temperatura média é de 12 a 13ºC.

A VISITA É GUIADA?
No interior do Algar do Carvão tem um guia que dá uma breve explicação sobre a formação do algar. Na Gruta do Natal, os funcionários dão uma breve explicação sobre a gruta junto à bilheteira e fornecem um capacete.

É NECESSÁRIO VESTUÁRIO E CALÇADO ADEQUADO?
No interior das grutas está sempre a pingar água e é mais frio, recomenda-se o uso de impermeável. No interior das grutas o piso é molhado e irregular, recomenda-se o uso de calçado adequado.