Museu Vulcanoespeleológico
Desde o início da sua atividade que os Montanheiros mostraram uma forte ligação às questões que se prendem com a geologia, assim como um apreço muito especial pelas singulares formações e estruturas naturais que as cavidades vulcânicas encerram.
Com as primeiras expedições espeleológicas surgiram também as primeiras amostras, trazidas à luz do dia para fins científicos e, obviamente, para suscitar a curiosidade das pessoas, aliciando-as a uma causa que então estava a dar os primeiros passos.
Uma após outras as amostras tornavam-se num conjunto digno que ser exposto.
O Museu
Infelizmente as condições económicas, pouco favoráveis, limitavam em muito as pretensões desta associação ainda jovem. No entanto, de forma muito rudimentar, em cima de simples prateleiras, avançou-se com uma exposição permanente que na época chamava já algumas pessoas mais curiosas. Estávamos em finais dos anos 60.
Com o tempo, mais expedições, mais trabalhos de campo foram sendo realizados tendo-se paulatinamente conseguido recolher um vasto espólio num espaço museológico sempre adaptado para o efeito, não fosse o facto da associação nos anos 70 ainda estar em sede alugada. De quando em vez organizavam-se aberturas à população interessada, de exposições em que o material era apresentado de uma forma mais cuidada.
Na década de 80, após a aquisição das ruínas do prédio que haveria de se tornar na primeira sede própria da associação, projetou-se a reconstrução com um espaço construído para este efeito. Abandonava-se a designação de “exposição” para substitui-la por “sala-museu”. Mas também aqui o avanço era parcial: à dignificação do espaço não correspondia a adequação do equipamento, como os expositores. A este novo espaço foi atribuído o nome de museu vulcanoespeleológico “Machado Fagundes”, numa invocação à memória de um sócio a quem os Montanheiros muito ficaram a dever.
Ao longo do tempo “Os Montanheiros” vieram a enriquecer esta sua sala-museu com diversas formações, características das cavidades vulcânicas dispersas pelo arquipélago, constituindo assim o rico espólio de amostras que possui e que permite ao visitante e entendido obter um maior conhecimento da geologia destas ilhas.
Tão valioso material, como o que aqui se pode encontrar, por si só já justificaria um importante investimento no seu acondicionamento e exposição. Cientes dessa importância foi-se, ao longo dos anos, melhorando o espaço museológico, e novas exposições foram montadas, para serem observadas por ocasião das comemorações dos aniversários da associação e sempre que o pedido dos interessados coincidisse com as possibilidades dos elementos da Direção em facultar a entrada.
Durante os anos 90, procederam-se a obras de ampliação da sala-museu, bem como a diversas beneficiações do espaço e estruturas de apoio, transformando esta no que agora pretensiosamente é chamado de museu vulcanoespeleológico.
Neste espaço, onde estão representados materiais e estruturas diversas resultantes na génese vulcânica destas ilhas, é possível encontrar também a representação 3D em maqueta de 6 das 9 ilhas dos Açores, uma xiloteca, uma coleção sobre barros da Terceira, fósseis, um extenso conjunto de fotografias sobre paisagens das ilhas e a representação das áreas protegidas nos Açores.
Atualmente é visitado por muitas centenas de curiosos e interessados, nomeadamente inúmeros grupos escolares. É agora um espaço de ação didática junto dos alunos que o visitam, e que ao mesmo tempo apoia no conhecimento todos os visitantes que acorrem a estas paragens.
O Museu Vulcanoespeleológico ocupa o rés do chão da sede social da Associação Os Montanheiros, na Rua da Rocha nº8, na cidade de Angra do Heroísmo.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO*:
Segunda a Sexta – 9h00 às 12h00
*Encerrado aos fins de semana, feriados, terça-feira de Carnaval, véspera de Natal e Ano Novo.
*Devido à pandemia os dias de abertura e horários estão sujeitos a alteração
PREÇÁRIO: Gratuito
REGRAS DE VISITAÇÃO:
- SE ESTEVE EM CONTATO COM ALGUÉM COM COVID19, SE TESTOU POSITIVO OU TIVER SINTOMAS DA COVID19, ISOLE-SE E CONTATE A AUTORIDADE DE SAÚDE LOCAL
- HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS À ENTRADA
- USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARA INCLUSIVÉ CRIANÇAS A PARTIR DOS 10 ANOS
- PERMITIDA A PERMANÊNCIA DE 4 VISITANTES NO INTERIOR DO MUSEU
- DEVERÃO CUMPRIR COM TODA A SINALÉTICA VERTICAL E HORIZONTAL NAS INSTALAÇÕES DA ASSOCIAÇÃO OS MONTANHEIROS E MUSEU
- RESPEITAR A ETIQUETA RESPIRATÓRIA
- CUMPRIR COM AS DISTÂNCIAS DE SEGURANÇA (2M ENTRE VISITANTES)
- NÃO TOCAR EM SUPERFÍCIES DENTRO DO MUSEU
- QUALQUER INFORMAÇÃO ADICIONAL DEVERÁ DIRIGIR-SE AO BALCÃO DE ATENDIMENTO
- SE PRETENDER DESCARTAR MÁSCARAS DEVERÁ SER EM CONTENTOR PRÓPRIO QUE ENCONTRA À SAÍDA
The Volcanospeleologic Museum occupies the ground floor of Montanheiros Association headquarters , at Rocha Street 8, in Angra do Heroísmo city.
OPENING SCHEDULE*:
Mondays to Fridays – 9h00 às 12h00
*Closed on weekends, holidays, Carnival (Tuesday), Christmas eve and New Year’s eve.
*The opening days and schedules are subject to changes due to the pandemic situation
ENTRANCE: Free
VISITING RULES:
- IF YOU BEEN IN CONTACT WITH SOMEONE WITH COVID19, IF YOU HAVE TESTED POSITIVE OR HAVE SYMPTONS, ISOLLATE YOURSELF AND CONTACT THE LOCAL HEALTH AUTHORITIES
- SANITIZE YOURS HANDS AT THE ENTRACE
- FACE MASK IS MANDATORY AND ALSO FOR CHILDREN OVER 10 YEARS OLD
- ONLY 4 PERSONS PERMITTED
- FOLLOW THE VERTICAL AND HORIZONTAL SIGNALS IN MONTANHEIROS ASSOCIATION HEADQUARTERS AND MUSEUM
- FOLLOW GOOD RESPIRATORY HYGINE
- KEEP SAFETY DISTANCES (2M BETWEEN VISITORS)
- DON’T TOUCH SURFACES INSIDE THE MUSEUM
- ANY ADDICIONAL INFORMATION PLEASE ADDRESS TO THE SERVICE DESK
- THE DISPOSAL OF FACE MASK, MUST BE DONE IN A SPECIFIC CONTAINER WHICH CAN FOUND ON THE WAY OUT
