Parques de ilha com Agenda Ambiental para 2014

Os parques naturais de ilha planearam um vasto leque de atividades de cariz ambiental, científico e sociocultural, para que possa vivenciar o património natural e edificado dos Parques Naturais dos Açores.

Esta agenda apresenta um conjunto de ações englobadas no programa Parque Aberto, que decorrerão em todo o arquipélago, de janeiro a dezembro de 2014.

Será divulgado pormenorizadamente estas e outras atividades nas agendas mensais do programa, newsletters dos Parques Naturais, no website e na rede social Facebook.

Com o programa Parque Aberto pretende-se que seja um programa agregador de todas as atividades promovidas nas áreas dos Parques Naturais de Ilha, quer pelas equipas dos Parques,quer pelos seus Parceiros.

Através da dinamização das atividades presentes nesta agenda, pretende-se não só despertar toda a comunidade para a adoção de boas práticas ambientais, como também dar a conhecer o nosso património natural, com o objetivo de que todos possam contribuir para a sua preservação, promoção e valorização.

Na elaboração do programa Parque Aberto – agenda ambiental 2014, procuraram conceber atividades que envolvessem e se adequassem a toda a comunidade, com o intuito de sensibilizar e unir esforços, rumo a uma sociedade com hábitos cada vez mais ecológicos e sustentáveis.

Estas ações serão operacionalizadas pelos Parques Naturais, com o acompanhamento da Sociedade de Gestão e Conservação da Natureza – Azorina, SA, empresa responsável pela coordenação dos projetos de educação e sensibilização ambiental, levados a cabo pelas Ecotecas e Centros Ambientais da rede.

Esta estratégia, traçada pela Secretaria Regional dos Recursos Naturais, reflete o persistente esforço para envolver e conquistar o apoio consciente e motivado de todos os sectores da sociedade, sem o qual será impossível assegurar o seu sucesso, e atingir os objetivos que se propoem a cumprir.

O Programa Parque Aberto surge nesta sequência, pretendendo ser mais uma ferramenta de promoção ambiental, complementando as campanhas regionais abrangidas pelo PRESAA..

Para ficar a par do programa Parque Aberto –agenda ambiental 2014, ao longo dos meses, clique em “Documentos” ou visite  http://parquesnaturais.azores.gov.pt/en/