Projeto “invasoras” – mapeamento de plantas invasoras em Portugal

Já conhece o projeto “Invasoras”?

O objetivo deste projeto é alertar para o problema das invasões biológicas, dar a conhecer as plantas invasoras a nível nacional e estimular a participação ativa do público quer no mapeamento destas espécies quer em atividades de controlo e divulgação.

Foram criados perfis completos das espécies consideradas invasoras no território nacional, e são fornecidas ferramentas e informação que se pretendem ser úteis para quem lida com este problema, sejam gestores de áreas com problemas de invasão, membros da comunidade científica ou outros interessados pelo tema.

Este trabalho é desenvolvido no âmbito do projeto “Plantas Invasoras: uma ameaça vinda de fora” (Media Ciência N.º 16905, co-financiado pela UE/FEDER, através do QREN (Programa Factores de Competitividade — COMPETE) e por fundos nacionais através da Agência Nacional Ciência Viva) e surge na sequência das tarefas de divulgação dos projetos Invader e Invader II, pioneiros sobre a problemática das plantas invasoras em Portugal, e do projeto Ciência Viva “Divulgação sobre Espécies de Plantas Invasoras em Portugal”. Após o término do projecto “Plantas Invasoras: uma ameaça vinda de fora”, no final de 2013, o site e actividades associadas são desenvolvidas no âmbito do projecto INVADER-B e do Projecto Estratégico do Centro de Ecologia Funcional (co-financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, COMPETE e FEDER).

Mas o que são plantas invasoras?

São plantas não nativas que causam impactos ambientais e económicos negativos. Muitas das plantas que nos rodeiam foram transportadas do seu habitat natural para outros locais pelo que são denominadas plantas exóticas (do grego exotikós, “de fora”). Algumas destas espécies coexistem com as espécies nativas de forma equilibrada, mas outras há que se desenvolvem muito rapidamente e escapam ao controlo do Homem tornando-se nocivas – estas são designadas espécies invasoras. Além de superarem as barreiras geográficas, estas espécies conseguem superar barreiras bióticas e abióticas, mantendo populações estáveis.

Na era das tecnologias, em que quase todos os telemóveis possuem GPS, internet e câmara fotográfica incorporados, torna-se simples colaborar neste projeto e ficar a conhecer e dar a conhecer as espécies que invadem os nossos habitats nativos ou as nossas hortas e culturas.

Se gosta de plantas ou tem alguns conhecimentos na área de botânica, poderá colaborar no projeto. Fique a par do projeto em http://invasoras.pt  e aproveite as ferramentas que lá têm, para ficar a conhecer melhor as plantas e a fazer um bom desempenho.

Basta imprimir algumas folhas de registo para andarem sempre à mão ou então faça o download da aplicação para androides, depois é só registar as espécies que estão na lista ou então alguma espécie nova, registar como “X-Espécie não listada”. Poderá fazê-lo no seu computador ou no seu telemóvel com ligação à internet. A lista de espécies no seu telemóvel, com a descrição e fotografias, é uma mais valia ou então poderão requerer o “Guia prático para a identificação de plantas invasoras em Portugal”.

Poderá mesmo fazer o mapeamento de algumas espécies invasoras, durante algumas atividades dos Montanheiros, nomeadamente nos passeios pedestres, que percorrem vários tipos de habitats, uns mais naturais e frágeis e outros mais transformados pelo Homem e esclarecer alguma dúvida, junto de alguns dos nossos guias mais conhecedores da flora.

Torne-se um botânico nos seus tempos livres!

Descubra, aprenda, partilhe…..